O “chumbinho” é um produto clandestino, irregularmente util...
I. Os OF são altamente lipossolúveis, atravessando as barreiras biológicas (pele, mucosas, pulmões e trato digestivo), o que facilita sua absorção por todas as vias de exposição, favorecendo a gravidade nos casos de intoxicação. II. Segundo a gravidade, as intoxicações por OF/ CARB podem ser estadiadas em leve, moderada e grave, sendo o estadiamento leve aqueles pacientes com: náuseas, fadiga, mal-estar, miose, sialorréia discreta, deambulação normal, fraqueza muscular mínima, cólicas abdominais sem diarréia. III. A manifestação mais grave e usual causa de óbito é a falência do centro respiratório, agravado por excessiva secreção traqueobrônquica e broncoespasmo. IV. Não se deve esperar resultados de exames de laboratório para iniciar o tratamento de uma pessoa intoxicada por organofosforado/carbamato.
Assinale a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Esta questão aborda a intoxicação por organofosforados (OF) e carbamatos (CARB), compostos presentes ilegalmente no chamado “chumbinho”, destacando mecanismos fisiopatológicos, absorção, manifestações clínicas, classificação da gravidade e diretrizes para manejo emergencial.
Justificativa da alternativa correta (A):
Todas as afirmativas estão corretas, conforme comprovado pelas diretrizes brasileiras para diagnóstico e tratamento das intoxicações por agrotóxicos:
• I – Lipossolubilidade dos OF: Correta. Os organofosforados possuem alta lipossolubilidade, atravessando facilmente pele, mucosas, pulmões e trato digestivo, o que aumenta o risco de intoxicação grave por diversas vias de exposição (cutânea, inalatória, oral). Esse conceito é crucial para o enfermeiro na prevenção de exposição secundária durante o atendimento.
• II – Estadiamento clínico: Correta. O quadro clínico é estratificado em leve, moderado e grave. Os sintomas citados para o estágio leve (náuseas, fadiga, mal-estar, miose, sialorreia discreta, etc.) estão de acordo com os manuais de referência nacionais e internacionais.
• III – Manifestações graves: Correta. O maior risco de morte ocorre por falência respiratória (depressão central, broncoconstrição e hipersecreção), exigindo intervenção rápida com oxigenação e medicações específicas (atropina e pralidoxima).
• IV – Conduta clínica inicial: Correta. Segundo a diretriz oficial, o tratamento deve ser IMEDIATO e baseado no quadro clínico. Não se deve aguardar exames laboratoriais devido à velocidade de evolução dos quadros graves (“Não se deve esperar resultados de exames de laboratório para iniciar o tratamento”, Diretriz Brasileira, sec. 2).
Análise das alternativas incorretas:
B, C e D: Todas excluem ao menos uma afirmativa correta. Não identificar a importância da lipossolubilidade (I) ou da abordagem imediata (IV) compromete a segurança e eficácia do atendimento ao intoxicado
Estratégia de prova: Destaque termos como “imediato”, “todas as vias”, “falência respiratória”, pois são pistas que remetem diretamente às orientações dos protocolos e evitam pegadinhas por omissão de aspectos críticos.
Referências: Diretrizes Brasileiras para diagnóstico e tratamento das intoxicações por agrotóxicos, Cap. 2; Guideline UpToDate - Acute poisoning by cholinesterase inhibitors; Manual de Toxicologia Clínica (Oliveira, 2018).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo