Pedro trabalha há cinco anos em um laboratório químico que ...
A partir da situação hipotética apresentada, assinale a opção correspondente ao biomarcador específico que deve ser solicitado para a pesquisa laboratorial de Pedro.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: A questão cobra o biomarcador laboratorial específico de exposição ao benzeno; entre as alternativas, o ácido s-fenilmercaptúrico urinário é o mais específico e, por isso, é a opção correta.
- Se o enunciado pedir biomarcador específico, compare os marcadores relacionados ao agente e escolha o de maior especificidade, não apenas um marcador possível.
- Em benzeno, diferencie o ácido s-fenilmercaptúrico urinário do ácido trans,trans-mucônico: ambos se relacionam à exposição, mas o primeiro é mais específico.
- Não misture biomarcadores de solventes ou tóxicos diferentes: carboxi-hemoglobina aponta para monóxido de carbono, e ácido hipúrico remete a tolueno.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa correta é a E: ácido s-fenilmercaptúrico na urina.
(Nota de atenção para a pegadinha da banca: Embora o ácido trans,trans-mucônico seja o indicador mais comumente lembrado, a alternativa B trouxe esse composto associado ao "sangue", o que a torna incorreta, já que sua análise é urinária).
Análise Detalhada dos Biomarcadores
De acordo com o quadro atualizado da NR-7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), existem dois indicadores biológicos de exposição (IBE) reconhecidos para a monitorização do benzeno, ambos analisados estritamente na urina:
- Ácido s-fenilmercaptúrico (S-PMA) na urina (Alternativa E - Correta).
- Ácido trans,trans-mucônico (TTMA) na urina (Alternativa B - Incorreta por indicar a matriz biológica errada: sanguíneo).
Como a alternativa B errou a matriz (sangue em vez de urina), o ácido s-fenilmercaptúrico na urina resta como a única resposta correta e altamente específica para o metabolismo do benzeno.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
- A) Carboxi-hemoglobina: É o indicador biológico utilizado para avaliar a exposição ao monóxido de carbono (CO).
- B) Ácido trans-transmucônico sanguíneo: Erro de matriz biológica. O ácido trans,trans-mucônico é excretado e medido exclusivamente através da urina.
- C) Fenol livre sanguíneo: O fenol urinário já foi muito utilizado no passado como indicador de benzeno, mas caiu em desuso por falta de especificidade (alimentos e medicamentos interferiam demais). Além disso, a alternativa propõe dosagem no sangue.
- D) Ácido hipúrico urinário: É o indicador biológico de exposição ao tolueno (outro tipo de solvente aromático).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo