Nos termos da Lei Complementar nº 09/05, do Município de São...
Nos termos da Lei Complementar nº 09/05, do Município de São José do Cedro/SC, são impostos que integram o Sistema Tributário Municipal:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário do Gabarito – Tributos Municipais (Lei Complementar nº 09/05 – São José do Cedro/SC)
1. Interpretação do Tema e Legislação Aplicável:
A questão cobra o conhecimento sobre os impostos de competência municipal, tema frequente em provas para Fiscal de Obras. O fundamento legal é o Art. 156 da Constituição Federal:
"Compete aos Municípios instituir impostos sobre: I - propriedade predial e territorial urbana (IPTU); II - transmissão 'inter vivos' de bens imóveis (ITBI); III - serviços de qualquer natureza (ISSQN)."
Essas regras refletem o que deve constar na legislação municipal, como a Lei Complementar nº 09/05 de São José do Cedro/SC.
2. Tema Central – Competência Tributária Municipal:
O candidato deve reconhecer, com base na CF/88 e na legislação local, quais impostos pertencem ao município. Tributos de outros entes federativos (União e Estados) são frequentemente inseridos em alternativas para induzir ao erro.
Exemplo prático: Imagine um contribuinte pagando o IPTU (sobre sua casa), o ITBI (ao comprar um imóvel) e o ISSQN (ao contratar um serviço de construção civil).
3. Justificativa da Alternativa Correta (B):
Alternativa B traz: IPTU, ITBI e ISSQN. Todos são impostos municipais, conforme o art. 156 da CF.
4. Crítica às Alternativas Incorretas:
A) "IPTU, ITR, ITBI e ISSQN" – Errada! O ITR (Imposto sobre Propriedade Territorial Rural) é da União (art. 153, VI, CF), não do município.
C) "IPTU, ISSQN e IPVA" – Errada! O IPVA é estadual (art. 155, III, CF).
D) "IPTU, ITCMD e ITBI" – Errada! O ITCMD é imposto estadual (art. 155, I, CF).
Possível pegadinha: Fique atento a siglas semelhantes (ITBI x ITCMD x ITR) e evite confundir as competências tributárias!
5. Fundamentação doutrinária e jurisprudencial:
Segundo Hugo de Brito Machado ("Curso de Direito Tributário"), "a competência para instituir IPTU, ITBI e ISSQN é exclusiva dos municípios". O STF já pacificou que os municípios apenas instituem esses impostos (cf. Súm. 69/STF).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O IPTU, o ITBI e o ISSQN.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo