A Lei n° 8.069/1990, também chamada Estatuto da Criança e d...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação do Tema:
O tema central trata do conceito de criança segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), definição imprescindível para o trabalho de um assistente social em políticas públicas e proteção de direitos.
Legislação Aplicável:
O Artigo 2º do ECA prevê de forma expressa:
“Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.”
Explicação e Exemplo Prático:
Na atuação diária, imagine um usuário do serviço social de 11 anos e 10 meses: ele deve ser tratado como criança, fazendo jus a todas as proteções específicas previstas na legislação. Já ao completar 12 anos, passa automaticamente à condição de adolescente, sujeitando-se a outros dispositivos protetivos e medidas socioeducativas.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa A está correta pois segue a literalidade do Art. 2º do ECA. A definição etária é essencial para aplicação de políticas públicas e defesa dos direitos humanos em serviço social, conforme destacado por Paulo Lúcio Nogueira (“Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado”).
Análise das Alternativas Incorretas:
B) dez anos: Foge do critério legal, excluindo do conceito crianças entre 10 e 11 anos.
C) onze anos: Também diverge, causando equívoco quanto à faixa etária correta.
D) nove anos: Restringe ainda mais o grupo protegido.
E) treze anos: Ultrapassa o limite previsto em lei, incluindo menores de 18 anos.
Dica de Prova – Cuidado com Pegadinhas:
A principal pegadinha é confundir “até doze anos incompletos” com “até doze anos completos”. O termo incompletos significa até o dia anterior ao aniversário de 12 anos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ECA
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
GABA:
a) doze anos de idade incompletos.
Por uma questão assim de ECA na minha prova...
INCOMPLETOS SÓ NOS DOZE ...
Segundo a Lei 8.069/90:
Criança: até 12 anos incompletos
Adolescente: 12 anos até 18 anos incompletos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo