Pedro é servidor público ocupante de cargo de provimento efe...
No curso de suas atividades, requereu a fruição do auxílio de assistência especial ao órgão competente dessa Casa Legislativa, por entender que preenchera os requisitos exigidos.
À luz da sistemática estabelecida na Lei Complementar nº 731/2013, é correto afirmar que Pedro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: Lei Complementar estadual nº 731/2013, art. 14, inciso V: "V - Auxílio de Assistência Especial."; e art. 14, § 7º: "Não fazem jus aos benefícios de que trata este artigo os servidores cedidos de outros Poderes ou órgãos, à disposição da Assembleia Legislativa, salvo os servidores em exercício de cargo de gerência, chefia, direção e/ou assessoramento, bem como os servidores sem vínculo efetivo com a Assembleia Legislativa, e os estagiários do Poder Legislativo do Estado de Rondônia." Pedro é servidor do TJRO cedido à ALE/RO e o enunciado não informa enquadramento na exceção legal, de modo que não faz jus ao auxílio.
- Primeiro identifique se o benefício está no rol legal aplicável; aqui, o auxílio de assistência especial está no art. 14, V.
- Depois verifique se há regra expressa de exclusão ou exceção para a categoria do agente; aqui, o art. 14, § 7º, exclui os cedidos em regra.
- Se a exceção depender de fato específico, só a aplique quando o enunciado trouxer esse dado de forma afirmativa.
- Não substitua a disciplina legal do benefício por cláusula de acordo de cessão ou por discussão sobre ônus financeiro quando a lei já resolve o direito material.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Que abominação de questao
A LC 731/2013 de Rondônia é bem específica quanto aos benefícios para servidores de outros poderes ou esferas que estão trabalhando na Assembleia Legislativa (ALE-RO). O ponto-chave aqui é o Auxílio de Assistência Especial.
De acordo com o texto legal:
A Regra Geral: Servidores cedidos à ALE-RO têm direito a benefícios, mas com condições.
A Condição Específica: Para ter direito ao auxílio de assistência especial, o servidor cedido (como o Pedro) precisa estar ocupando uma função de confiança ou cargo em comissão.
O Rol Taxativo: A lei exige que ele esteja investido em cargo de gerência, chefia, direção e/ou assessoramento.
- A (Errada): O fato de ser cedido não impede o recebimento, apenas impõe condições.
- B (Errada): Embora o ônus (quem paga o salário) seja pactuado na cessão, o direito ao auxílio específico da Casa Legislativa segue a lei local, não apenas o acordo.
- C (Errada): Está incompleta, pois a lei também inclui gerência e assessoramento.
- D (Errada): Geralmente, auxílios indenizatórios de natureza específica do órgão onde o servidor atua são pagos pelo órgão cessionário (quem recebe o servidor), desde que preenchidos os requisitos.
- E (Correta): Copia exatamente a exigência legal para que o servidor cedido faça jus ao benefício.
Fonte: Minhas anotações
Se estivessemos falando da Lei geral (8.122) ao invés da Lei estadual, o item "mais correto seria D", mas tendo que mudar um erro: Quem arca com o ônus financeiro é o Orgão que RECEBE o servidor, não o que CONCEDE.
Não vou fazer prova para estado por enquanto, mas se um dia for fazer tenho que estudar essa lei.
que filtro de questões bom, show de bola.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo