Sobre as práticas comerciais disciplinadas no Código de Defe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q252356 Direito do Consumidor
Sobre as práticas comerciais disciplinadas no Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar que

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos entender o tema central, que são as práticas comerciais abordadas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Especificamente, esta questão trata de obrigações e direitos dos fornecedores em relação aos consumidores.

Vamos analisar cada alternativa com base na legislação vigente:

Alternativa A: "é facultado ao fornecedor de produtos encerrar a oferta de peças de reposição, logo que cessada a produção ou a importação dos mesmos."

De acordo com o art. 32 do CDC, o fornecedor é obrigado a assegurar a oferta de peças de reposição enquanto durar a produção ou importação do produto e, após isso, por um prazo razoável. Portanto, a alternativa A está incorreta, pois retira uma obrigação prevista em lei.

Alternativa B: "o orçamento de serviço obriga o fornecedor pelo prazo de 10 dias, salvo estipulação em contrário."

Esta alternativa está correta. O art. 40, §1º do CDC estabelece que o orçamento, uma vez aceito pelo consumidor, obriga o fornecedor durante o prazo de validade de 10 dias, a menos que haja estipulação diferente no contrato. Este dispositivo visa proteger o consumidor de alterações repentinas nas condições acordadas.

Exemplo prático: Um consumidor solicita um orçamento para reparo de um eletrodoméstico. Após aceitar o orçamento, o fornecedor não pode alterar o preço ou as condições dentro do prazo de 10 dias, a menos que o documento preveja outro prazo.

Alternativa C: "o fornecedor dos produtos e serviços não responde perante os consumidores, quando os atos forem praticados pelos representantes autônomos."

Essa alternativa está incorreta. Conforme o art. 34 do CDC, o fornecedor é responsável pelos atos de seus representantes e prepostos no exercício de suas funções. Isso significa que, mesmo que o representante seja autônomo, o fornecedor ainda é responsável por suas ações perante o consumidor.

Alternativa D: "é vedado ao fornecedor de produtos e serviços condicionar o fornecimento, mesmo com justa causa, a limites quantitativos."

Esta alternativa está incorreta porque o art. 39, I do CDC permite que o fornecedor estabeleça limites quantitativos, desde que haja justa causa. Isso pode ocorrer, por exemplo, em promoções, onde há um número limitado de produtos disponíveis.

Uma dica para evitar pegadinhas é sempre lembrar que o CDC visa proteger o consumidor, conferindo-lhe direitos e impondo deveres aos fornecedores. A leitura cuidadosa dos artigos e a atenção aos detalhes são essenciais para evitar erros.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor:
Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.
§ 1º Salvo estipulação em contrário, o valor orçado terá validade pelo prazo de dez dias, contado de seu recebimento pelo consumidor.
A letra "a" está errada em virtude do que prescreve o artigo 32 do CDC:

Art. 32.Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.


Já  a letra "c" vai de encontro artigo 34 do CDC. LetraLe 

Art. 34.O fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos.

Quanto a letra "d", a resposta se encontra no artigo 39, inciso I do CDC que a doutrina denomina de venda casada.

 Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)

        I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

 

QuantokkkkkQuantoqqq
A
 

A justificativa do erro da letra "a" está no parágrafo único do art.32:

Art. 32. Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.

        Parágrafo único. Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei.

Resposta B:

CDC  Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

§ 1º Salvo estipulação em contrário, o valor orçado terá validade pelo prazo de dez dias, contado de seu recebimento pelo consumidor.

ORÇAMENT-10 – (orçado)10 (dez) dias

  Art. 40 (...)   § 1º Salvo estipulação em contrário, o valor orçado terá validade pelo prazo de 10 (dez) dias, contado de seu recebimento pelo consumidor. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo