Com base no Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172/1966), ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3291092 Direito Tributário
Com base no Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172/1966), acerca das taxas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Qual o erro da alternativa "E"?

gabarito D

CTN, Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

Que seu esforço vire classificação, sua classificação vire posse, e que cada torcida que você fizer por mim volte pra você como felicitação no Diário Oficial! Deus escreve certo até por linhas tortas de cansaço!

 

Insta: ojohnross

Letra E está confuso, se formos pela jurisprudência:

Outro serviço público que não pode ser remunerado por taxa é a segurança pública. Por ser atividade indivisível, deve ser remunerada pelos impostos. Segundo o entendimento do STF (ADI 1.942-MC, Rel. Min.

Mas como a questão pergunta sobre a letra da Lei, talvez não teria esta aplicação.

A - As taxas possuem natureza não vinculada, podendo ser instituídas para financiar despesas gerais do Estado, independentemente de contraprestação específica ao contribuinte. 

ERRADO: não é o conceito de taxas, mas de imposto.

B - As taxas podem ser cobradas por serviços públicos prestados por concessionárias privadas, desde que haja previsão contratual, dispensando a necessidade de lei específica para sua instituição.

ERRADO: concessionárias cobram tarifa (ou preço público), não taxa (que só pode ser cobrada pelo poder público, mesmo que delegado). Outra coisa, para cobrança de taxa tem que haver lei específica, já tarifa depende apenas de regulamentação do poder concedente.

C - O valor das taxas pode ser fixado de forma proporcional à capacidade contributiva do cidadão, independentemente do custo do serviço prestado ou da atividade estatal específica.

ERRADO: o item se refere ao valor dos impostos. Já as taxas devem ter o seu valor vinculado ao serviço prestado.

D - As taxas são tributos cobrados em razão do exercício do poder de polícia ou pela prestação de serviços públicos divisíveis e de utilização efetiva ou potencial pelo contribuinte.

CORRETO.

E - A cobrança de taxas é vedada quando o serviço público prestado ou posto à disposição do contribuinte for de caráter indivisível, como segurança pública e defesa nacional.

ERRADO (?): acredito que esteja mais incompleta do que errada. Marcamos a D por estar mais "completa", mas caberia um recurso aqui.

RESPOSTA: ALTERNATIVA D (PARA OS QUE ACERTARAM); E RECURSO PARA ANULAÇÃO DA QUESTÃO, PARA OS QUE ERRARAM, ALEGANDO MULTIPLAS RESPOSTAS (D e E).

É difícil fundamentar que a letra E está errada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo