Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Bá...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: A questão exigia identificar, nas DCN da Educação Básica, o critério específico de organização da matriz curricular que trata da destinação de pelo menos 20% da carga horária anual a programas e projetos interdisciplinares eletivos; por isso, a alternativa D é a que responde diretamente ao comando.
- Quando a questão pedir critério das DCN sobre matriz curricular, procure a alternativa que reproduz dispositivo normativo específico, e não uma formulação apenas plausível.
- Em alternativas de legislação educacional, expressões absolutas como "nunca" exigem conferência rigorosa, porque podem contrariar a norma mesmo quando o restante do item parece correto.
- Números mínimos legais são decisivos: 200 dias letivos não pode ser substituído por 180 sem invalidar a alternativa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo