Conforme Thamay et al. (2021): “dentre as características pe...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito A
A comutatividade é uma característica dos contratos administrativos que exige equilíbrio entre as obrigações das partes. Isso significa que o contratado (empresa ou prestador de serviço) e a Administração Pública devem ter obrigações equivalentes, ou seja, o valor pago deve ser proporcional ao serviço prestado.
A comutatividade é uma das formas de proteção que o particular tem perante a ADM Pública, a qual dispõe que as prestações devem ser equilibradas entre as partes, evitando que o particular suporte uma grande onerosidade que poderia levá-lo a falência.
Sobre contratos administrativos:
- bilateralidade = o ajuste acarreta obrigações para ambas partes.
- comutatividade = equivalência entre as obrigações, elas são previamente conhecidas.
Gabarito: letra A
A alternativa correta é A: As obrigações pactuadas entre os contratantes devem guardar relação de equivalência entre si.
Explicação: A comutatividade é uma característica dos contratos administrativos que se refere à equivalência entre as obrigações assumidas pelas partes contratantes. Isso significa que as obrigações pactuadas devem ser proporcionais e justas, garantindo o equilíbrio contratual. Mesmo com as prerrogativas da Administração Pública, como as cláusulas exorbitantes, a comutatividade assegura que o contratado não seja prejudicado, preservando o equilíbrio econômico-financeiro do contrato.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo