Com base no texto 'ACE', leia as afirmativas a seguir: I. O...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1654931 Português
ACE

Vistoriar residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos; inspecionar cuidadosamente caixas d’água, calhas e telhados; aplicar larvicidas e inseticidas; orientar a população quanto à prevenção e o tratamento de doenças infecciosas; realizar o recenseamento de animais: essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária e fazem parte das atribuições do Agente de Combate às Endemias (ACE), um trabalhador de nível médio que teve suas atividades regulamentadas em 2006, mas que ainda tem muito o que conquistar, especialmente no que diz respeito à formação.

Assim como os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os ACEs trabalham em contato direto com a população e, para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, esse é um dos fatores mais importantes para garantir o sucesso do trabalho. “A dengue, por exemplo, representa um grande desafio para gestores e profissionais de saúde. E sabemos que um componente importante é o envolvimento da comunidade no controle do mosquito transmissor. Tanto o ACS como o ACE, trabalhando diretamente com a comunidade, são atores importantes para a obtenção de resultados positivos”, observa.

O ACE é um profissional fundamental para o controle de endemias e deve trabalhar de forma integrada às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família, participando das reuniões e trabalhando sempre em parceria com o ACS. “Além disso, o agente de endemias pode contribuir para promover uma integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental. Como está em contato permanente com a comunidade onde trabalha, ele conhece os principais problemas da região e pode envolver a população na busca da solução dessas questões”, acredita o secretário.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2mqRUp7 (acesso em 19/09/2019).
Com base no texto 'ACE', leia as afirmativas a seguir:
I. O texto aponta que o Agente de Combate às Endemias deve verificar nas unidades educacionais o cumprimento do cardápio aprovado, a qualidade dos serviços oferecidos, a quantidade entregue e a aceitação dos alimentos por parte do alunado. II. Aplicar larvicidas e inseticidas é uma atividade que faz parte das atribuições do Agente de Combate às Endemias, de acordo com o texto. III. Executar atividades técnicas específicas para o tratamento nas entorses, fraturas em vias de recuperação, paralisias, perturbações circulatórias e enfermidades nervosas por meios físicos, geralmente de acordo com as prescrições médicas, são as principais funções do Agente de Combate às Endemias no âmbito da Estratégia Saúde da Família, de acordo com o texto. IV. O texto afirma que orientar a população quanto à prevenção e o tratamento de doenças infecciosas é parte das atribuições do Agente de Combate às Endemias.
Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário da Questão – Interpretação de Texto

Tema abordado: Esta questão exige interpretação de texto, avaliando sua habilidade de relacionar informações explícitas do texto de apoio com as afirmativas apresentadas. Não se trata de gramática normativa, mas sim de compreensão, análise e atenção ao conteúdo informado.

Estratégia para resolver: O segredo está em identificar palavras-chave nas afirmativas e buscar, no texto, se essas informações realmente aparecem. Cuidado com afirmativas que trazem funções ou atividades que não são mencionadas no texto, pois são comuns em pegadinhas de prova.

Análise das afirmativas:

I. Incorreta. O texto não menciona em nenhum momento que o ACE deve verificar cardápio, qualidade dos serviços alimentares ou aceitação de alimentos em unidades educacionais. Essa função se refere a outro profissional, não ao Agente de Combate às Endemias. Atenção: essa é uma armadilha comum, pois mistura funções de outros cargos.

II. Correta. O texto afirma explicitamente que “aplicar larvicidas e inseticidas” faz parte das atribuições do ACE. Aqui, a palavra-chave está presente tanto na afirmativa quanto no texto, confirmando a veracidade.

III. Incorreta. As atividades citadas (tratamento de entorses, fraturas, paralisias, etc.) são próprias de profissionais da área de fisioterapia, não do ACE. O texto não menciona tais atribuições ao Agente de Combate às Endemias.

IV. Correta. O texto afirma que “orientar a população quanto à prevenção e o tratamento de doenças infecciosas” é, sim, uma das funções do ACE. Novamente, as palavras da afirmativa correspondem diretamente ao texto.

Resposta correta: Apenas duas afirmativas estão corretas. (Alternativa C).

Justificativa das alternativas:

  • A - Nenhuma afirmativa está correta. Errada – Existem duas afirmativas corretas (II e IV).
  • B - Apenas uma afirmativa está correta. Errada – Há mais de uma afirmativa correta.
  • C - Apenas duas afirmativas estão corretas. Correta – Como analisado acima, apenas II e IV estão de acordo com o texto.
  • D - Apenas três afirmativas estão corretas. Errada – Somente duas estão corretas.
  • E - Todas as afirmativas estão corretas. Errada – Duas das afirmativas (I e III) não correspondem ao texto.

Dicas para provas futuras: Sempre leia com atenção o texto base. Busque no texto as palavras-chave das afirmativas. Desconfie de alternativas que tragam funções muito diferentes do contexto apresentado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C

II E IV

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo