A Proposta Curricular Municipal de Educação Infantil (basea...
I.Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil são as interações e a brincadeira.
II.A proposta curricular determina que a Educação Física na pré-escola deve funcionar como treinamento esportivo precoce, visando a detecção de talentos para o ensino fundamental.
III.O currículo deve garantir experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo, por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais.
IV.A avaliação na Educação Infantil deve ter caráter de seleção e classificação, retendo as crianças que não atingirem a maturidade motora ideal.
Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: O ponto decisivo é a comparação entre as proposições e o núcleo normativo das DCNEI/BNCC para a Educação Infantil: I e III estão de acordo com os eixos de interações e brincadeira e com a garantia de experiências sensoriais, expressivas e corporais; II e IV contrariam esse núcleo ao falar em treinamento esportivo precoce e avaliação com seleção, classificação ou retenção.
- Em itens sobre Educação Infantil, confirme primeiro se a prática proposta respeita os eixos interações e brincadeira.
- Se a alternativa falar em treinamento precoce, detecção de talentos ou especialização esportiva, o confronto com a finalidade da etapa tende a eliminá-la.
- Na avaliação da Educação Infantil, procure a regra decisiva: acompanhamento e registro do desenvolvimento, sem seleção, classificação ou retenção.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo