Considere, hipoteticamente, que a União editou lei atribuind...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: O Tema 532 do STF admite a delegação legal do poder de polícia a entidade de direito privado da Administração indireta somente se satisfeitos requisitos cumulativos. Como o enunciado já informa a delegação por lei e a integração à Administração indireta, a alternativa correta é a que corresponde aos requisitos restantes: B.
- Verifique cumulativamente: delegação por lei, integração à Administração indireta, capital majoritariamente público, prestação exclusiva de serviço público próprio do Estado e regime não concorrencial.
- Não equipare participação estatal relevante à maioria pública do capital nem admita atuação concorrencial como compatível com o Tema 532.
- A aplicação de sanções administrativas pode integrar a delegação admitida pelo STF quando satisfeitos os requisitos da tese.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B
É constitucional a delegação do poder de polícia para entidade da Administração Indireta quando:
- Possui personalidade jurídica de direito privado;
- Possui capital social majoritariamente público;
- Presta exclusivamente serviço público de atuação própria do Estado;
- Atua em regime não concorrencial.
STF, Tema 532 da Repercussão Geral – RE 633.782.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo