Com o advento da terceirização na contratação de empresas p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: UFPE Órgão: UFPE Prova: UFPE - 2022 - UFPE - Nutricionista |
Q3737416 Nutrição
Com o advento da terceirização na contratação de empresas para realizarem o fornecimento de refeições para seus funcionários, muitas empresas terminam colaborando com o aumento do desperdício de alimentos. Isso acontece porque, nos contratos, é determinado que os alimentos produzidos e não distribuídos, ou seja, a sobra limpa, não pode ser aproveitada na refeição seguinte e que o porcionamento deve ser livre para todos os componentes do cardápio. Para além desses, existem outros desperdícios a que o nutricionista, sendo responsável por essas UAN, não deve ficar alheio. Neste contexto, marque a alternativa que indica soluções para minimizar ou eliminar o desperdício a de alimento, numa UAN com as características descritas acima.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Desperdício de alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) terceirizadas, focando nas etapas do processo de produção e na atuação do nutricionista para minimizar perdas.

Conceitos-chave: Em UANs, desperdício pode ocorrer tanto nos alimentos preparados e não servidos (sobras limpas), como nos alimentos descartados no prato (restos ingesta). A administração eficiente depende do controle de qualidade desde a aquisição da matéria-prima até o pré-preparo, preparo e distribuição das refeições.

Justificativa da alternativa correta (A):

1. Qualidade dos gêneros adquiridos: Garantir matérias-primas de boa qualidade reduz perdas por deterioração, contaminação ou baixo rendimento. Segundo Philippi (Administração de Serviços de Alimentação), a seleção rigorosa de fornecedores e materiais é parte essencial para o controle de desperdícios nas UANs.

2. Treinamento da mão de obra no pré-preparo: O pré-preparo é uma etapa crítica: técnicas inadequadas de higienização, descasque e corte levam a perdas evitáveis. O treinamento contínuo da equipe nesta fase potencializa o aproveitamento integral dos alimentos, seguindo orientações técnicas como as do Manual das Boas Práticas. Isso garante menor descarte desde o início do processo produtivo.

Análise das alternativas incorretas:

B) Planejamento de compras e treinamento só na distribuição: O treinamento na distribuição não ataca os desperdícios do pré-preparo, onde a maior perda volumétrica ocorre. Planejar compras é essencial, mas sozinho não reduz perdas operacionais.

C) Aproveitamento integral + pré-preparo: Não resolve perdas advindas de gêneros de baixa qualidade, que podem até inviabilizar o aproveitamento integral.

D) Qualidade da matéria-prima + treinamento só na distribuição: Treinar apenas os funcionários da distribuição não previne perdas no momento do corte/manuseio, etapa decisiva para o rendimento.

E) Aproveitamento integral + distribuição: Deixa de fora o aspecto da qualidade dos gêneros adquiridos e o treinamento no pré-preparo, ambos citados como fundamentais na literatura técnica.

Dica para provas: Leia com atenção frases que detalham etapas do processo produtivo e correlacione com a principal origem dos desperdícios. Termos como “pré-preparo” e “qualidade dos gêneros” quase sempre remetem à etapa inicial da cadeia e costumam ser mais eficazes para a prevenção do desperdício do que ações focadas somente nas fases finais.

Em resumo: Escolher gêneros de boa qualidade e treinar a mão de obra no pré-preparo são ações comprovadas para minimizar desperdício em UANs, conforme os principais manuais e a prática consolidada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo