A Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as Di...
( ) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados. ( ) Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas. ( ) Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino. ( ) Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
Conforme a referida Lei, atribua (V) para verdadeiro e (F) para falso, depois assinale
a alternativa com a sequência correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - V – V – V – V
1. Tema central da questão
Esta questão aborda as incumbências dos Municípios no âmbito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), especificamente o art. 11 da Lei n.º 9.394/1996. Esse artigo determina as responsabilidades dos municípios na organização dos sistemas de ensino, ponto essencial para concursos em pedagogia e gestão educacional.
2. Resumo teórico
O art. 11 da LDB estabelece que os municípios devem organizar, manter e desenvolver seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas da União e dos Estados. Além disso, cabe-lhes exercer função redistributiva, baixar normas complementares e autorizar, credenciar e supervisionar instituições sob sua responsabilidade.
Fonte: Lei n.º 9.394/1996, art. 11
3. Justificativa da alternativa correta
Todas as assertivas listadas refletem, exatamente, as atribuições legais dos municípios segundo a LDB:
- Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino: previsto no art. 11, I.
- Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas: está no art. 11, II.
- Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino: art. 11, III.
- Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino: art. 11, IV.
Assim, a sequência correta é V – V – V – V, alternativa D.
4. Análise das alternativas incorretas
- A - F – V – V - V: A primeira assertiva é VERDADEIRA, não falsa.
- B - V – F – V - V: A segunda assertiva é VERDADEIRA, não falsa.
- C - V – V – V - F: A quarta assertiva também é VERDADEIRA, não falsa.
5. Estratégias para interpretação
Ao analisar questões sobre legislação, leia atentamente cada item e procure palavras-chave presentes na lei. Desconfie de alternativas que contrariem completamente o texto legal ou troquem apenas um termo para induzir ao erro.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo