Leia o texto 'Ensinar e aprender' e, em seguida, analise as...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1672845 Português

Ensinar e aprender


Compreender o objeto de estudo da didática envolve a interiorização de duas concepções básicas. Por um lado, uma concepção de ensino e aprendizagem que relacione e articule as dimensões humana, técnica, política e social e, por outro lado, uma concepção que valorize as diferentes maneiras de ensinar que integram o saber, o fazer e o ser; a racionalidade e a sensibilidade; a teoria e o tecnológico que resultam em novos modos de pensar e de aprender. O desafio da didática na atualidade é, portanto, superar uma dimensão técnica, propondo alterações na maneira de agir e pensar do docente. Para Paulo Freire, ensinar é uma forma de intervenção na sociedade, indo mesmo além da simples transmissão de conteúdos, que se limita a reproduzir a ideologia dominante.


Paulo Freire afirma, ainda, que o professor deverá perceber que sua prática não é neutra. Por um lado, o docente não pode deixar de se capacitar para ensinar corretamente e adequadamente os conteúdos da área de conhecimento em que trabalha, mas, por outro lado, não pode reduzir a sua prática docente ao puro ensino desses conteúdos.


O desafio de ensinar obriga a escola e o professor a uma permanente busca do sentido e significado para a prática educativa, numa dinâmica em que assumem em conjunto que estão aprendendo e ensinando enquanto professores, na busca permanente de novos saberes.


O professor deve se constituir enquanto mediador de um processo educativo em que ele e os demais aprendem em conjunto. No contexto do aprendizado e do ensino, tanto o professor quanto o estudante necessitam recorrer a métodos e técnicas educacionais, em virtude do processo de construção do seu próprio saber e exigir análise, síntese, interpretação de dados, fatos e situações, isso para além da experiência de vida.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2UdWZ1o (acesso em 15/03/2020).

Leia o texto 'Ensinar e aprender' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. No contexto do aprendizado e do ensino, tanto o professor quanto o estudante necessitam recorrer a métodos e técnicas educacionais, em virtude do processo de construção do seu próprio saber, afirma o texto.

II. A escola e o professor estão constantemente envolvidos numa dinâmica de ensino e aprendizado e, por isso, devem evitar desperdiçar tempo na busca de novos saberes, de acordo com as informações do texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito comentado – Interpretação de Textos

Tema central: Esta questão avalia sua competência em interpretação de textos, exigindo leitura atenta e fidelidade ao texto original. Segundo autores renomados como Cunha & Cintra e Bechara, o fundamento essencial neste tipo de questão é a coerência textual e o respeito à intenção do autor.

Afirmativa I: Está correta. O texto de fato diz que tanto o professor quanto o estudante precisam valer-se de métodos e técnicas educacionais para construir seus saberes. Note como a afirmativa utiliza palavras-chave do próprio texto, sustentando-se na ideia de que a aprendizagem é um processo compartilhado, exigindo participação ativa de ambos os sujeitos envolvidos.

Afirmativa II: Está incorreta. O texto não recomenda que se "evite desperdiçar tempo na busca de novos saberes", mas sim o contrário: ele afirma que o desafio do ensinar obriga à permanente busca de sentido, significado e novos saberes. Portanto, esta alternativa desvirtua o sentido do texto por meio de uma generalização e inversão de valores, que é uma típica "pegadinha" de prova. Sempre desconfie de afirmações que contradizem de forma evidente o espírito do texto!

Alternativa Correta: B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

Estratégias para questões semelhantes: Leia atentamente, procure termos que indiquem oposição ou negação (“evitar”, “reduzir”, “apenas”), e confronte o que está na alternativa com o texto original: não aceite paráfrases que mudam o sentido!

Para aprofundar: Segundo Bechara, “o intérprete deve buscar o sentido explícito e implícito do texto, priorizando a coesão e a coerência acima de impressões pessoais”.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo