Segundo a Lei nº 11.350/2066 e suas atualizações, no modelo...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: Lei nº 11.350/2006, art. 3º, § 3º, I e II: "No modelo de atenção em saúde fundamentado na assistência multiprofissional em saúde da família, são consideradas atividades típicas do Agente Comunitário de Saúde, em sua área geográfica de atuação: I - a utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural; II - o detalhamento das visitas domiciliares, com coleta e registro de dados relativos a suas atribuições, para fim exclusivo de controle e planejamento das ações de saúde;". A alternativa B se enquadra nesse dispositivo, enquanto as demais descrevem atividades ligadas ao controle de vetores, zoonoses, animais e vacinação animal, próprias do campo do ACE.
- Separe primeiro os regimes funcionais da Lei nº 11.350/2006: art. 3º para ACS; arts. 4º e 4º-A para ACE.
- Se a alternativa trouxer diagnóstico demográfico e sociocultural, visitas domiciliares e registro de dados para controle e planejamento, a tendência é ser atribuição do ACS.
- Se a alternativa falar em vetores, zoonoses, inseticidas, controle animal ou vacinação animal, confronte com a distinção funcional e afaste do rol típico do ACS.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa B
Alternativa B, pois enquanto o Agente Comunitário de Saúde foca no vínculo com a família, diagnóstico sociocultural e acompanhamento domiciliar, o Agente de Combate às Endemias é responsável por controle vetorial, manejo ambiental e ações de vigilância epidemiológica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo