Em relação ao TRT da 14a Região, é correto que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação do Enunciado:
A questão exige conhecimento sobre a estrutura, composição e normas regimentais internas do TRT da 14ª Região (Rondônia e Acre), além de aspectos relativos às funções e trajes de magistrados no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho.
Legislação Aplicável:
O Regimento Interno do TRT14 é a principal fonte, especialmente artigos sobre composição, vestes e competências de seus integrantes. Destaca-se o art. 189, que regula o uso de vestes talares por magistrados.
Tema Central:
A questão traz situações práticas corriqueiras enfrentadas por servidores do tribunal, especialmente sobre regras de funcionamento do órgão, competências e formalidades.
Exemplo Prático:
Em uma audiência trabalhista, tanto o Desembargador quanto o Juiz do Trabalho utilizam as vestes talares conforme determinado pelo regimento, transmitindo solenidade à prática judicial.
Alternativa Correta: E
A alternativa E está correta porque está em perfeita consonância com o art. 189 do Regimento Interno do TRT14:
“Os Desembargadores e Juízes de primeira instância usarão, nas sessões e audiências, vestes talares, conforme regulamento.”
Tal formalidade é usual em todos os tribunais, sendo exigida para observância da liturgia processual.
Análise das Alternativas Incorretas:
A) O quórum para deliberação do Tribunal Pleno não é necessariamente metade dos membros em todos os casos, variando conforme o tipo de matéria (art. 20 do RI), especialmente para matérias administrativas e regimentais.
B) O cargo de Corregedor Regional é preenchido por eleição interna, e não automaticamente pelo mais antigo.
C) Presidência e Vice não são ocupadas somente pelo critério de antiguidade, mas sim mediante eleição direta pelos membros do Tribunal.
D) O TRT14 atualmente é composto por dez Desembargadores (a composição pode ser alterada; consulte sempre fonte atualizada), e a nomeação segue critérios constitucionais, não apenas discricionários do Presidente da República, além de admitir brasileiros natos ou naturalizados.
Pegadinhas:
Atente-se a termos como “metade do número dos membros” e “exercerá”, pois podem generalizar situações que dependem de regras específicas do regimento.
Conclusão:
Procure sempre conferir o texto literal do regimento, identificar onde há critérios objetivos (eleição x antiguidade), e diferenciar normas processuais das administrativas!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
fala galera... na luta .. domingao!!!! esses artigos sao do regimento interno do TRT 14!!!
para as deliberações do Tibunal Pleno, exigir-se-á quórum de metade do número de seus membros, inclusive para as questões de ordem administrativa.
Art. 15. As decisões serão tomadas pelo voto da maioria dos Magistrados presentes, salvo na hipótese de declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público, quando será exigido o voto da maioria absoluta dos membros do Tribunal, observando-se a Constituição Federal
o Desembargador mais antigo exercerá a função de Corregedor Regional.
NA VDD, GALERA, O PRESIDENTE VAI EXERCER A FUNCAO DE CORREGEDOR REGIONAL
a Presidência e a Vice-Presidência do Tribunal serão exercidas pelos Juízes mais antigos respectivamente, desde que já tenham ocupado os aludidos cargos.
NA LETRA DA LEI, nao tem esse desde que.... O CERTO EH salvo se
compõe-se de onze Desembargadores, nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros natos com mais de trinta e cinco e menos de setenta anos.
NA VDD, COMPOEM-SE DE 8 MEMBROS. SEGUE A LETRA FRIA DO REG.:
Art. 2º O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região compõe-se de 08 (oito) Desembargadores, nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de 30 (trinta) e menos de 65 (sessenta e cinco) anos, sendo 06 (seis) mediante promoção de Juízes Titulares de Vara do Trabalho da Região, obedecido o critério alternado de antiguidade e merecimento, 01 (um) dentre advogados e 01 (um) dentre membros do Ministério Público do Trabalho.
os Desembargadores do Tribunal e os Juízes de primeira instância usarão, nas sessões e audiências, vestes talares, conforme regulamento.
essa eh a questao certa!!!!
segue o que diz o regimento:
Art. 6º. Os membros do Tribunal Regional do Trabalho têm o título de “Desembargador do Trabalho”; e os Juízes de primeira instância de “Juiz Titular de Vara do Trabalho” e “Juiz do Trabalho Substituto”.
ALTERADO o art. 6º, Através da RA n. 0096/2012, Publicada no Diário Oficial Eletrônico em 24/08/2012
§ 1º Os Desembargadores do Tribunal e os Juízes de primeira instância usarão, nas sessões e audiências, vestes talares, conforme regulamento.
§ 2º O Procurador do Ministério Público do Trabalho que participar das sessões do Tribunal e das Turmas também deverá usar veste talar; os advogados que se dirigirem à tribuna, para fins de sustentação oral em tais sessões, deverão usar beca.
§ 3º O Secretário do Pleno, o Secretário de Turma e quem mais atuar nas sessões do Tribunal e das Turmas usarão capa, conforme modelo aprovado.
BONS ESTUDOS.... CONFIE EM DEUS, E NAO EM NOSSOS CONHECIMENTOSA) ERRADA. "Art. 14. Para as deliberações do Tribunal Pleno, exigir-se-á quórum de metade mais um do número de seus membros, inclusive para as questões de ordem administrativa. Parágrafo único. Na hipótese de existência de vaga, o cálculo do quórum observará o número de ocupantes dos cargos providos."
B) ERRADA. "Art. 9, Parágrafo único. O Presidente exercerá, cumulativamente, a função de Corregedor Regional.." ou seja, o corregedor regional é o próprio presidente.
C) ERRADA. "Art. 16. A Presidência e a Vice-Presidência do Tribunal serão exercidas pelos Desembargadores mais antigos respectivamente, que ainda não tenham ocupado os aludidos cargos." Em regra não pode ser presidente e vice mais de uma vez.
D) ERRADA."Art. 2º O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região compõe-se de 08 (oito) Desembargadores, nomeados..."
E) CORRETA. "Art. 6, § 1º Os Desembargadores do Tribunal e os Juízes de primeira instância usarão, nas sessões e audiências, vestes talares, conforme regulamento."
#Avante!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo