O servidor titular de cargo efetivo que tenha completado as ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário do Gabarito
Tema central: A questão aborda o direito do servidor público efetivo que, ao preencher todos os requisitos para aposentadoria voluntária, opta por continuar em atividade. O enfoque é sobre qual vantagem específica este servidor passa a ter direito segundo a legislação vigente.
Legislação aplicada: O tema está disciplinado na Constituição Federal de 1988, Art. 40, § 19:
"O servidor de que trata este artigo que tenha completado as exigências para aposentadoria voluntária estabelecidas no § 1º, III, a, e que opte por permanecer em atividade fará jus a um abono de permanência equivalente ao valor da sua contribuição previdenciária até completar as exigências para aposentadoria compulsória..."
Exemplo prático: Um servidor municipal de Marechal Deodoro adquire direito à aposentadoria, mas deseja continuar seu trabalho. Para tanto, passa a receber mensalmente um abono de permanência, valor esse correspondente ao desconto previdenciário, enquanto permanecer ativo até a aposentadoria compulsória.
Justificativa da alternativa correta (B): A alternativa B está correta, pois descreve precisamente o conteúdo do art. 40, §19, da CF. Essa vantagem, chamada de abono de permanência, incentiva o servidor a postergar sua aposentadoria.
Jurisprudência relevante: O STJ já reconheceu a natureza remuneratória e permanente do abono de permanência, conforme o REsp 1.993.530-RS, integrando inclusive a base de cálculo de outras verbas salariais.
Doutrina: Hely Lopes Meirelles destaca que o abono é incentivo financeiro e visa beneficiar a administração, evitando a saída precoce de servidores experientes.
Análise das alternativas incorretas:
A) Licença-prêmio não está garantida pela CF e não se relaciona com o tema do abono de permanência.
C) O adicional por tempo de serviço pode existir em legislações específicas, mas não é a vantagem prevista neste caso pela CF.
D) O aviso prévio é instituto do regime celetista (CLT), não aplicável para servidores estatutários.
E) As férias anuais com adicional de 1/3 são direito de todo servidor, independentemente de sua situação em relação à aposentadoria, sem vínculo com o abono de permanência.
Pegadinha: Muitas alternativas mencionam direitos genéricos ou previstos em outros regimes. Foque exatamente no que está previsto na CF ao citar abono de permanência!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: B
CF, art. 40, § 19. Observados critérios a serem estabelecidos em lei do respectivo ente federativo, o servidor titular de cargo efetivo que tenha completado as exigências para a aposentadoria voluntária e que opte por permanecer em atividade poderá fazer jus a um abono de permanência equivalente, no máximo, ao valor da sua contribuição previdenciária, até completar a idade para aposentadoria compulsória.
(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo