Julgue o item a seguir.De acordo com o artigo 3º do Decreto ...
Julgue o item a seguir.
De acordo com o artigo 3º do Decreto Federal de
Regulamentação nº 9.489/2018 e suas alterações, o
Ministério da Casa Cívil é claramente designado como o
órgão responsável pela gestão, coordenação e
acompanhamento do Susp. Em consonância com essa
disposição, os órgãos de correição dos integrantes
operacionais do Susp têm autoridade explícita para
gerenciar e conduzir procedimentos disciplinares, como
sindicâncias e processos administrativos disciplinares.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Errado
1. Interpretação da questão:
A questão aborda a gestão e coordenação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) de acordo com o Decreto nº 9.489/2018, pedindo atenção ao órgão responsável pelo sistema e à atribuição dos órgãos de correição dos integrantes do Susp.
2. Legislação aplicável:
O artigo 3º do Decreto nº 9.489/2018 determina: “O Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável pela gestão, pela coordenação e pelo acompanhamento do Susp (...).”
Portanto, a menção ao Ministério da Casa Civil é incorreta. O órgão central é o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
3. Tema central e exemplo prático:
É essencial saber identificar corretamente os órgãos gestores do SUSP e compreender que, embora órgãos de correição dos integrantes possam instaurar procedimentos disciplinares, isso não altera a centralidade da gestão do SUSP prevista na lei.
Exemplo prático: Se um servidor da Guarda Municipal cometer uma infração, a sindicância será instaurada pelo órgão de correição da Guarda – mas a gestão do SUSP continua sendo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nunca da Casa Civil.
4. Justificativa para a alternativa “Errado”:
A resposta é Errado porque há um erro material grave: o Ministério da Casa Civil não é responsável pela gestão, coordenação e acompanhamento do SUSP, e sim o Ministério da Justiça e Segurança Pública (Decreto nº 9.489/2018, art. 3º). O equívoco pode confundir o candidato desatento, constituindo uma “pegadinha” comum em provas, por comparação entre nomes de Ministérios.
Sobre procedimentos disciplinares, o texto quis “distrair” o candidato, trazendo uma verdade irrelevante para o tema, pois o ponto principal é a identificação correta do órgão central do SUSP.
5. Dica de prova:
Ao ler questões desse tipo, atente para trocas sutis de nomes de órgãos ou funções. Palavras como “é claramente designado” podem induzir erro. Sempre confirme no texto legal!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
[ERRADO]
Art. 3º O Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável pela gestão, pela coordenação e pelo acompanhamento do Susp, orientará e acompanhará as atividades dos órgãos integrados ao Sistema, além de promover as seguintes ações: [...].
Ministério Extraordinário da Segurança Pública
O Ministério da Justiça e Segurança Pública é o órgão designado para gerenciar, coordenar e acompanhar o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), conforme o artigo 3º do decreto.
QUE MINISTERIO ENGRAÇADO É ESSE?
Ministério da Justiça e Segurança Pública
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo