Setores da imprensa e da sociedade civil vêm afirmando que o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4153598 Direito Constitucional
Setores da imprensa e da sociedade civil vêm afirmando que o Poder Executivo, por ocasião da edição da lei delegada Alfa, acabou por exorbitar os limites da delegação legislativa.

Nesse cenário, considerando as disposições da Constituição Federal, é correto afirmar que sustar os atos normativos do Poder Executivo exorbitantes dos limites da delegação legislativa é uma competência 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa;

CONTROLE POLÍTICO REPRESSIVO DO CONGRESSO NACIONAL.

  • [ ] SUSTAÇÃO DE ATOS NORMATIVOS EXORBITANTES (Art. 49, V): É da competência exclusiva do Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo. Essa medida ocorre quando esses atos exorbitem do poder regulamentar ou ultrapassem os limites de uma delegação legislativa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo