Julgue o item seguinte, considerando a Resolução n.º 492/202...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3258052 Direitos Humanos
Julgue o item seguinte, considerando a Resolução n.º 492/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Decreto n.º 4.377/2002), o controle de convencionalidade e os direitos humanos na Constituição Federal de 1988 (CF). 
Os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Assertiva da questão: Os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

Art. 5º, § 3º, da CF/88: Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.        (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)         (Vide ADIN 3392)     (Vide Atos decorrentes do disposto no § 3º do art. 5º da Constituição) 

3/5 :)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo