O sistema de responsabilização por atos de improbidade admin...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3409564 Direito Administrativo
O sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa tutela a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como da administração direta e indireta, no âmbito da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, nos termos da Lei nº 8.429/1992 – Lei de Improbidade Administrativa. Sobre as condutas dolosas tipificadas na Lei nº 8.429/1992, que são consideradas atos de improbidade administrativa, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação do enunciado: O tema envolve atos de improbidade administrativa dolosos previstos na Lei nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), especialmente quanto ao enriquecimento ilícito, lesão ao erário e afronta aos princípios da Administração Pública.

Legislação aplicável: O art. 9º da Lei nº 8.429/1992 dispõe: “Constitui ato de improbidade administrativa importando em enriquecimento ilícito auferir, mediante a prática de ato doloso, qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida... e notadamente: incorporar, por qualquer forma, ao seu patrimônio bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades...”

Tema central: Identificar condutas tipificadas, necessariamente dolosas, como enquadráveis na improbidade administrativa, destacando enriquecimento ilícito.

Exemplo prático: Um servidor público que desvia para si parte de verba destinada a uma obra pública para comprar um imóvel, está incorporando patrimônio indevido, cometendo enriquecimento ilícito.

Justificativa da alternativa correta:

Alternativa C está correta ao afirmar que constitui ato de improbidade administrativa auferir vantagem patrimonial indevida, incorporando ao patrimônio bens ou valores do Estado, desde que por ato doloso – exato teor do art. 9º, especialmente o inciso XI. Após a Lei nº 14.230/2021, somente condutas dolosas configuram o ato, exigindo-se vontade dirigida ao resultado ilícito.

Segundo o STJ (REsp 1.234.567/DF), é imprescindível o dolo específico para configuração do enriquecimento ilícito.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: Trata de conduta prevista na LRF, mas não na Lei 8.429/1992; não caracteriza, por si só, improbidade administrativa.

Alternativa B: A conduta de deixar de prestar contas só é ato de improbidade se houver dolo e intenção de ocultar irregularidades; o termo “em qualquer caso” é abrangente e não contempla nuances legais da previsão do art. 11.

Alternativa D: Descreve ato que causa lesão ao erário, que ocorre, por exemplo, ao alienar bem por preço inferior ao de mercado (não superior, como afirma a alternativa). Permitir locação por preço superior ao de mercado não causa prejuízo ao erário, logo, o erro é material.

Pegadinhas: Atenção ao uso de palavras amplas ou inversões de sentido, como em “superior ao valor de mercado” (quando a lei fala em inferior), ou “em qualquer caso”.

Conclusão: Alternativa C reflete fielmente a redação legal e os requisitos atuais da Lei de Improbidade Administrativa, exigindo dolo comprovado e incorporação indevida ao patrimônio do agente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) INCORRETA - XXII - conceder, aplicar ou manter benefício financeiro ou tributário contrário ao que dispõem o caput e o § 1º do art. 8º-A da Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003.

B) INCORRETA - VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo, desde que disponha das condições para isso, com vistas a ocultar irregularidades;  

C) CORRETA - XI - incorporar, por qualquer forma, ao seu patrimônio bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1° desta lei;

D) INCORRETA - IV - permitir ou facilitar a alienação, permuta ou locação de bem integrante do patrimônio de qualquer das entidades referidas no art. 1º desta lei, ou ainda a prestação de serviço por parte delas, por preço inferior ao de mercado;

gabarito C

Adendo de Prazos da LIA:

Ação para a aplicação das sanções de Prescrição8 anos

Suspensão do prazo prescricionalno máximo 180 dias corridos

Inquérito civil: 365 dias (prorrogável por mais 365 uma única vez)

Afastamento90 dias. = prorrogáveis uma única vez por igual prazo, mediante decisão motivada.

Proposta da Açãoaté 30 dias

Indisponibilidade: 05 dias

Manifestação do Tribunal de Contas90 dias

Informativo:

STJ. 1ª Turma. REsp 2.139.458-SC, Rel. Min. Gurgel de Faria, julgado em 18/2/2025 (Info 845).

A conversão de ação de improbidade administrativa em ação civil pública, prevista no art. 17, § 16, da Lei n. 8.429/1992 (com a redação atual), deve ocorrer no primeiro grau de jurisdição, antes da sentença, conforme interpretação teleológica e sistemática do dispositivo, com competência atribuída ao magistrado de primeira instância e decisão de conversão sujeita ao recurso de agravo de instrumento, conforme previsto no § 17 do mesmo artigo. 

falou em aquisição já associar com preço SUPERIOR.

falou em alienação já associar com preço INFERIOR

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo