João sofreu acidente de motocicleta após cair em umburaco qu...
Diante do ocorrido, é correto afirmar:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: Constituição da República, art. 37, § 6º: "As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa." No caso, a omissão na manutenção da via pública exige a demonstração do dano, do nexo causal e do dever legal específico de agir, o que torna correta a alternativa D.
- Em responsabilidade estatal por omissão, confira primeiro se a alternativa preserva o nexo causal; sem ele, a opção está errada.
- Verifique se o enunciado revela dever específico de agir do poder público; na manutenção de via pública, esse ponto é decisivo.
- Não aceite reserva do possível como exclusão automática do dever de indenizar sem outro fundamento jurídico concreto.
- Se a alternativa atribuir o dano a terceiro, procure no enunciado fato capaz de romper o nexo causal; sem esse fato, a eliminação é correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A responsabilidade por omissão não deveria ser subjetiva?
Em caso de omissão geral, aquela que o Estado não assumiu o dever de proteção específica, a responsabilidade civil do Estado é subjetiva, devendo ser comprovado o dolo ou culpa na conduta omissiva do agente, aplicando assim, a teoria da falta ou da culpa da doutrina francesa;
Em caso de omissão específica, aquela em que o Estado assume o dever específico de proteção, o Estado responde de forma objetiva, aplicando assim, a teoria do Risco Integral.
•OMISSÃO GENÉRICA -> RESPONSABILIDADE SUBJETIVA.
.
.
.
•OMISSÃO ESPECÍFICA -> RESPONSABILIDADE OBJETIVA.
ocorre quando há uma determinação jurídica de realizar a conduta, mas o Estado se omitiu de fazê-la. Nessas circunstâncias, como ocorreu diretamente uma violação ao que a lei determinou ao Estado, os efeitos serão os mesmos da responsabilidade por ato comissivo. Logo, a responsabilidade do Estado será objetiva.
A responsabilidade civil objetiva implica que o município responde pelos danos causados independentemente de culpa. Para que haja a responsabilidade objetiva do município, é necessário demonstrar:
- Ação ou Omissão: No caso, a omissão do município em relação à manutenção da via pública, permitindo que o buraco permanecesse aberto por mais de seis meses.
- Nexo de Causalidade: A relação direta entre a omissão (buraco na rua) e o dano (acidente de motocicleta que resultou na morte de João).
- Dano: A morte de João e os danos sofridos pela família.
Essas questões são muito abertas à interpretação.
.
Acabei de responder a questão Q3087740 ("Um cidadão estava caminhando em uma praça pública quando uma árvore, malcuidada e com sinais de deterioração, caiu sobre ele, causando ferimentos e danos materiais. O cidadão processou o Município, alegando que a administração pública não tomou as devidas precauções para garantir a segurança dos frequentadores da praça, apesar de já haver relatos de moradores sobre o estado da árvore.") que considerou como correta a responsabilidade SUJBETIVA, ante a omissão genérica, e essa como OBJETIVA, ante a omissão específica.
.
A meu ver, parece o mesmo tipo de omissão, o que distingui as questões é o resultado que nada interfere na caracterização. Seja um buraco na estrada há 6 meses ou uma árvore deteriorada em uma praça, causa de relatos de moradores, para mim a responsabilidade é objetiva, uma vez que a omissão é específica.
.
Tomemos cuidado!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo