Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3994841 Pedagogia
Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa que NÃO representa uma finalidade do ensino médio, etapa final da educação básica. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Fundamento decisivo: Art. 35, III, da LDB: o ensino médio inclui a formação ética; a alternativa C inverte esse ponto ao dizer “em detrimento da formação ética”.

Tema central: Finalidades do ensino médio
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada como resposta porque corresponde exatamente a uma finalidade legal do ensino médio prevista no art. 35, I, da LDB: consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
B
Errada
Está errada como resposta porque reproduz a finalidade do art. 35, II, da LDB: preparação básica para o trabalho e a cidadania, para continuar aprendendo e adaptar-se com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
C
Certa
A alternativa C é a correta porque é a única que contraria o critério legal do art. 35 da LDB. O dispositivo prevê, como finalidade do ensino médio, o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A opção altera esse conteúdo ao afirmar “em detrimento da formação ética”, invertendo o sentido da norma; por isso, não representa finalidade legal do ensino médio.
D
Errada
Está errada como resposta porque corresponde ao art. 35, IV, da LDB: compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria com a prática no ensino de cada disciplina.
Pegadinha da questão
A banca trocou, na alternativa C, “incluindo a formação ética” por “em detrimento da formação ética”, invertendo o sentido da norma.
Dica para questões semelhantes
  • Em questão sobre finalidades do ensino médio na LDB, faça conferência direta com o art. 35, sem ampliar o debate para objetivos gerais da educação básica.
  • Quando a alternativa estiver muito parecida com a lei, verifique palavras que mudam o sentido normativo, especialmente conectivos e expressões de inclusão ou oposição.
  • Se o enunciado pedir a opção que NÃO corresponde à norma, elimine primeiro as que replicam os incisos legais e concentre a análise na que altera o conteúdo.
  • Não trate diferença de redação como erro por si só; o ponto decisivo é saber se houve inversão ou preservação do sentido da norma.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo