Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3614622 Pedagogia
Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural. Podemos afirmar que esses direitos são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Tema central da questão:

A questão aborda os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O conhecimento desses direitos é fundamental para pedagogos, especialmente em concursos públicos, pois norteiam práticas pedagógicas essenciais para o desenvolvimento integral das crianças.

Resumo teórico:

Segundo a BNCC (Resolução CNE/CP nº 2/2017), todas as crianças da Educação Infantil têm assegurados seis direitos de aprendizagem:

  • Conviver: aprender a se relacionar com outras pessoas, respeitando diferenças.
  • Brincar: desenvolver-se por meio do brincar, que é a principal linguagem da infância.
  • Participar: atuar ativamente, expressando opiniões e fazendo escolhas.
  • Explorar: experimentar, investigar e descobrir o mundo ao redor.
  • Expressar: manifestar ideias, sentimentos e emoções de diferentes formas.
  • Conhecer-se: construir sua identidade e autoestima.

Esses direitos promovem uma aprendizagem significativa, ativa e respeitosa, de acordo com o desenvolvimento infantil.

Justificativa da alternativa correta (C):

A alternativa C apresenta exatamente os seis direitos elencados pela BNCC. Esses termos são normativos e devem ser decorados e compreendidos, pois caem frequentemente em concursos.

Análise das alternativas incorretas:

  • A: “Sonhar, amar, correr e sorrir” não são termos oficiais da BNCC. Apesar de serem importantes para a infância, não configuram os direitos de aprendizagem.
  • B: “Pular cordas, sonhar e dormir” são ações ou necessidades, mas não direitos formais estabelecidos pela BNCC.
  • D: Inclui “correr, pular cordas, subir escadas e estudar” – termos muito restritos ou genéricos, não contemplando a amplitude dos direitos previstos em lei.
  • E: “Saltar de paraquedas e ir à praia” são situações irreais ou específicas, sem relação com o texto normativo.

Dica de interpretação:

Em questões sobre legislação ou documentos oficiais, priorize sempre os termos literais. Desconfie de alternativas com palavras muito criativas, genéricas ou fora do contexto institucional.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo