Um município instituiu uma taxa de coleta de resíduos sólido...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3292291 Direito Tributário
Um município instituiu uma taxa de coleta de resíduos sólidos urbanos, cuja cobrança ocorre anualmente. O Auditor Fiscal foi designado para verificar o momento exato em que o fato gerador dessa taxa ocorre. A respeito deste tema, com base no Código Tributário Nacional (CTN), assinale a alternativa CORRETA sobre o conceito e a interpretação do fato gerador.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação do Enunciado: O tema central é o fato gerador da taxa de coleta de resíduos sólidos urbanos, mais especificamente quando ocorre este fato gerador segundo o Código Tributário Nacional (CTN). Essa questão exige domínio do conceito legal e da forma de interpretação do fato gerador de taxas no âmbito municipal.

Legislação Aplicável: O CTN estabelece no art. 77: “As taxas… têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.” Já o art. 79 complementa: “Os serviços públicos a que se refere o artigo 77 consideram-se: I - utilizados pelo contribuinte: quando por ele usufruídos a qualquer título; II - postos à disposição do contribuinte: quando, sendo de utilização compulsória, sejam mantidos pelo poder público em benefício do contribuinte, considerados em conjunto os usuários potenciais e efetivos.”

Jurisprudência e Doutrina: O STJ e o STF afirmam que a taxa é devida mesmo sem a utilização efetiva do serviço, desde que ele tenha sido colocado à disposição do contribuinte (REsp XXXXX00001946925; RE 971.511 AgR). Doutrinadores como Hugo de Brito Machado e Ricardo Alexandre confirmam essa posição.

Exemplo Prático: Imagine um imóvel que permanece fechado o ano todo. Ainda assim, seu proprietário deve pagar a taxa, pois o serviço municipal de coleta está disponível, mesmo sem uso efetivo.

Justificativa da Alternativa Correta:
C) O fato gerador da taxa ocorre com a disponibilização do serviço, independentemente do uso efetivo.

Esta alternativa reflete fielmente o art. 77 do CTN e a melhor doutrina: basta que a coleta de resíduos seja posta à disposição dos contribuintes. Não importa se o serviço foi efetivamente utilizado, e sim sua disponibilização.

Análise das Alternativas Incorretas:

A) Mistura conceitos: o fato gerador não é situação jurídica “definitivamente constituída”, e sim o momento da ocorrência da hipótese de incidência.
B) Limita injustificadamente ao uso efetivo, contrariando o CTN e a jurisprudência.
D) Confunde fato gerador com obrigação principal: o fato gerador independe do pagamento.
E) O vínculo contratual não é requisito para constituição do fato gerador de taxa pública.

Dica de Prova: Cuidado com pegadinhas que exigem a efetiva utilização do serviço ou que relacionam a ocorrência do fato gerador ao pagamento do tributo ou a contratos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito C

CTN,  Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

Que seu esforço vire classificação, sua classificação vire posse, e que cada torcida que você fizer por mim volte pra você como felicitação no Diário Oficial! Deus escreve certo até por linhas tortas de cansaço!

  • Art. 77 do CTN:

"As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto a sua disposição."

  • Art. 79, II do CTN:

"Considera-se serviço público:

II – Utilizável pelo contribuinte, independentemente da utilização efetiva, desde que esteja disponível de forma específica e divisível."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo