Com base no texto 'Pragmático ou idealista ao investir?', le...
I. O autor aponta que, do ponto de vista do retorno financeiro, é difícil afirmar categoricamente se o investimento de impacto é um bom negócio. Essa modalidade, explica o autor, pode tomar várias formas (dos fundos de venture capital e private equity a ações individuais ou fundos mútuos), e as companhias têm os mais variados tamanhos e estágios de maturação.
II. O texto permite deduzir que, na perspectiva de Haim Israel, os esforços para coibir o aquecimento global exigirão mudanças comportamentais e sistêmicas, que oferecerão oportunidades substanciais para os investidores. Assim, de acordo com as informações presentes no texto, a melhor forma de aproveitar a onda conservacionista que está tomando conta do mercado financeiro é evitar adquirir ações de empresas que adotam medidas sustentáveis ou ambientalmente corretas.
III. É possível subentender-se a partir do texto que tentar aliar responsabilidade social e retorno financeiro é algo que se faz há muito tempo, como os fundos de investimentos que evitam ações de empresas de bebidas alcoólicas e de cigarros, por exemplo. No entanto, atualmente, a necessidade de aumentar a rentabilidade dos investimentos tem forçado os governos de diversos países a criar leis que tornam ilegais as iniciativas sustentáveis nos negócios.
Marque a alternativa CORRETA: