🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

Questões de Concurso Público Prefeitura de Penápolis - SP 2023 para Residência Jurídica

Foram encontradas 6 questões

Q4055426 Direito Administrativo

Conforme preconizado pelos princípios constitucionais, a atuação dos servidores públicos deve ser pautada pela conduta moral e ética, sendo vedado qualquer tipo de discriminação por sexo, raça, cor, idade ou qualquer outra forma discriminatória. O atendimento ao cidadão deve ser realizado de forma humanizada. A ação do servidor público deve ocorrer de forma igualitária, com dignidade e respeito.



Assinale a alternativa que relaciona corretamente dois dos princípios constitucionais que embasam as afirmações anteriores:

Alternativas
Q4055428 Direito Administrativo
Quando a administração pública desapropria um imóvel para a construção de um hospital público, mas, ao invés disso, constrói um galpão para aluguel, ocorre um tipo de abuso de poder, conforme a doutrina majoritária, denominado de:
Alternativas
Q4055429 Direito Administrativo
Acerca da gestão de bens públicos, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q4055431 Direito Administrativo
Com relação à classificação dos serviços públicos, assinale a alternativa que apresenta a definição de serviço público uti singuli:
Alternativas
Q4055432 Direito Administrativo
De acordo com a Lei n° 8.987/95, assinale a alternativa correta a respeito da extinção das concessões públicas:
Alternativas
Q4055433 Direito Administrativo

Considere as afirmações seguintes, tendo em vista a Lei 14.333/2021 (Nova lei de Licitações):



I. Constatada irregularidade insanável no respectivo procedimento licitatório ou na execução do contrato administrativo, deve ser declarada a nulidade do contrato e suspensa a sua execução.


II. A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente, impedindo os efeitos jurídicos que o contrato deveria produzir ordinariamente e desconstituindo os já produzidos.


III. Ao declarar a nulidade do contrato, a autoridade, com vistas à continuidade da atividade administrativa, poderá decidir que ela só tenha ecácia em momento futuro.



Estão CORRETAS as afirmações:

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: E
4: C
5: B
6: A