Questões de Concurso Público Prefeitura de Morro da Fumaça - SC 2025 para Professor de Educação Infantil
Foram encontradas 25 questões
Coluna 01:
(__)O professor explicou novamente o conteúdo, pois alguns alunos não haviam compreendido.
(__)Esforcei-me muito neste semestre e alcancei excelentes resultados.
(__)Não comparecerei à reunião, mas enviarei meu relatório por e-mail.
(__)Ou você revisa o texto com calma, ou corre o risco de deixá-lo com erros.
(__)Todos se esforçaram bastante, logo, o sucesso foi merecido.
Coluna 02:
I.Oração coordenada adversativa. II.Oração coordenada explicativa. III.Oração coordenada conclusiva. IV.Oração coordenada alternativa. V.Oração coordenada aditiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna 01:
(__)O tempo é o melhor remédio para as dores da alma. (__)Ele tem um coração de pedra e não se comove com nada. (__)A água ferve a cem graus Celsius em condições normais. (__)A vida é um palco, e cada um de nós desempenha o seu papel.
Coluna 02:
I.Linguagem conotativa. II.Linguagem denotativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I.Seguem anexo os documentos solicitados pela secretaria.
II.A funcionária mostrou-se meio nervosa durante a entrevista.
III.É proibido a entrada de pessoas não autorizadas no laboratório.
IV.A candidata apresentou-se muito contente e bastante preparada para a prova.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas em que o emprego da concordância nominal está correto em todas as ocorrências
"O novo gestor aspirava ao cargo de direção, mas sabia que isso implicaria em inúmeras responsabilidades. Durante o período de adaptação, assistiu às reuniões e agradou a equipe, pois seu trabalho visava ao bem-estar da empresa."
Considerando as regras de regência verbal e o sentido em que cada verbo foi empregado no trecho acima, assinale a alternativa que apresenta a análise correta de todos os casos.
Entre os fatores que levaram à eclosão desse conflito, destaca-se:
Analise as assertivas a seguir:
I.A mineração de carvão foi uma das atividades econômicas mais importantes da região, especialmente nos municípios de Criciúma e Lauro Müller.
II.O turismo é uma atividade pouco expressiva na economia regional, devido à ausência de atrativos naturais.
III.O setor metalmecânico, com destaque para a fabricação de máquinas e equipamentos, contribui significativamente para o desenvolvimento industrial da região.
Está CORRETO o que se afirma em:
(__)O futebol é o esporte mais popular do Brasil e tem grande importância cultural e econômica.
(__)O incentivo ao esporte escolar contribui para o desenvolvimento físico, social e emocional dos jovens.
(__)O lazer é reconhecido pela Constituição Federal como um direito social de todos os cidadãos.
(__)O Brasil não possui políticas públicas voltadas à democratização do acesso ao esporte e ao lazer.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
I.Na ocorrência da impossibilidade de acompanhante ou atendente pessoal, o órgão ou a instituição de saúde deve adotar as providências cabíveis para suprir a ausência do acompanhante ou do atendente pessoal.
II.Na impossibilidade de permanência do acompanhante ou do atendente pessoal junto à pessoa com deficiência, cabe ao profissional de saúde responsabilizar-se pela pessoa.
A partir da análise dos itens, é possível AFIRMAR que:
I.Atenção sexual e reprodutiva, incluindo o direito à fertilização assistida.
II.Respeito à especificidade, à identidade de gênero e à orientação sexual da pessoa com deficiência.
III.Campanhas de vacinação.
IV.Atendimento psicológico, restrito exclusivamente à pessoa com deficiência, sem a inclusão de familiares ou atendentes pessoais.
É CORRETO o que se afirma em:
Cuidar e educar na educação infantil são dois aspectos indissociáveis e complementares que envolvem a socialização, o desenvolvimento da identidade e da autonomia, a formação de valores éticos e morais e a interação com a cultura e com o conhecimento. Neste contexto, relacione os aspectos da função social da Educação Infantil (Coluna A) com suas respectivas finalidades (Coluna B).
Coluna A
I.Cuidar
II.Educar.
III.Socializar.
IV.Comunicar.
V.Autonomizar.
Coluna B
A.Promover interações e trocas significativas entre crianças e adultos.
B.Garantir o bem-estar físico e emocional nas rotinas diárias.
C.Desenvolver a capacidade de expressão e diálogo entre pares.
D.Oferecer experiências que ampliem o conhecimento e a curiosidade.
E.Favorecer a independência e a confiança em si mesmo.
Assinale a alternativa com a associação correta:
Os problemas de aprendizagem interferem na capacidade de aprender e usar informações. Analise as assertivas sobre os problemas de aprendizagem.
I.Os transtornos de aprendizagem são sempre causados por má adaptação escolar e fatores emocionais.
II.Crianças com alterações neurológicas podem apresentar dificuldades específicas, sem que isso esteja relacionado à falta de inteligência.
III.Questões familiares e mudanças escolares podem agravar dificuldades de aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
A aprendizagem é influenciada por uma combinação de fatores físicos, psíquicos e sociais e suas interferências. Conforme os fatores que influenciam na aprendizagem marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(__)A aprendizagem depende apenas de estímulos cognitivos, não havendo relação com fatores fisiológicos.
(__)O sono e a nutrição adequada favorecem a consolidação da memória e a formação de novas conexões neurais.
(__)A atividade física contribui para a melhora das funções do hipocampo, fortalecendo o processo de aprendizagem.
(__)Fatores emocionais e sociais não interferem na capacidade de aprender.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: