Questões de Concurso Público CRA-GO 2016 para copeiro
Foram encontradas 10 questões
Na etapa de armazenamento dos gêneros que não foram usados em sua totalidade, eles devem ser adequadamente acondicionados e identificados com, no mínimo, as seguintes informações:
Alguns produtos e materiais têm seu uso proibido na unidade de alimentação por motivos de segurança, uma vez que podem levar à contaminação dos alimentos. Considere os seguintes produtos/materiais:
I. Caixas de papelão, caixotes de madeira.
II. Lã ou palha de aço.
III. Potes e recipientes de plástico.
De acordo com a Resolução RDC 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é proibido nas dependências da cozinha e estoque:
A contaminação cruzada é a maior causa de intoxicação alimentar. Ela se caracteriza por uma transferência de micro-organismos patogênicos direta ou indiretamente. É exemplo de contaminação cruzada:
A higienização de geladeiras na unidade de alimentação segue normas estabelecidas pela Resolução RDC 216 e inclui o uso de sabão ou detergente e de álcool 70°, entre outros produtos ou utensílios. Entre as normas está a frequência do procedimento, que deve ter periodicidade:
Na ausência de câmaras frias separadas por tipo de preparações e gêneros, o armazenamento a frio em geladeira ou câmara única deve seguir regras na arrumação. Para tal, consideramos que os alimentos pré-preparados devem estar:
As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são definidas pelo Ministério da Saúde como doenças causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados sendo a maioria infecções causadas por bactérias. O botulismo, causado pelo Clostridium botulinum, tem como principais alimentos envolvidos:
O procedimento de higienização das saladas que serão consumidas cruas inclui o processo de sanitização, que elimina possíveis insetos ou parasitas da terra, mas que em excesso pode levar à contaminação química. A solução clorada segura tem a seguinte diluição:
Produtos de limpeza podem contaminar alimentos ao serem armazenados no mesmo local ou ainda quando não são observadas as instruções de uso. Tal situação exemplifica:
Na etapa da distribuição, o balcão térmico para alimentos quentes deve ser abastecido com água limpa, trocada diariamente, e permanecer por todo o período de distribuição na seguinte temperatura:
O processo de resfriamento de um alimento preparado deve ser realizado de forma a minimizar o risco de contaminação e sua permanência em temperaturas que favoreçam a multiplicação microbiana. Para isso, é necessário que o alimento tenha sua temperatura: