Questões de Concurso Público Prefeitura de Seara - SC 2021 para Médico

Foram encontradas 9 questões

Q1684728 Medicina
Na atual situação da pandemia provocada pelo novo corona vírus (SARSCov2), responsável pela COVID-19, encontramos um cenário propício para avaliar o correto papel da vigilância em saúde no controle do impacto da doença sobre a população de um município, bem como no planejamento e organização de ações de saúde a partir dos dados analisados a cada semana epidemiológica. Sobre o papel dos órgãos de vigilância em saúde, na redução e prevenção do número de casos, é FALSA a afirmativa:
Alternativas
Q1684729 Medicina
No Brasil, o câncer de estômago é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres. A identificação de doença em seu estágio inicial, e o encaminhamento ágil e adequado para o atendimento especializado, são atribuições que dão à atenção básica um caráter essencial para um melhor resultado terapêutico e prognóstico. O tipo adenocarcinoma é responsável por cerca de 95% dos casos de tumor do estômago. A respeito deste câncer é incorreto afirmar-se:
Alternativas
Q1684730 Medicina
A doença de Parkinson (DP) é uma das doenças neurológicas mais comuns dos dias de hoje. Tem distribuição universal e atinge todos os grupos étnicos e classes socioeconômicas. Estima-se uma prevalência de 100 a 200 casos por 100.000 habitantes. Sua incidência e prevalência aumentam com a idade. O seu tratamento medicamentoso e não medicamentoso são disponíveis pelo SUS. A respeito de sua abordagem terapêutica é FALSA a afirmação:
Alternativas
Q1684731 Medicina
O aumento da prevalência do diabetes mellitus está associado a diversos fatores, como transição nutricional, maior frequência de estilo de vida sedentário, maior frequência de excesso de peso, crescimento e envelhecimento populacional e, também, à maior sobrevida dos indivíduos com diabetes. É objetivo do tratamento do paciente com diabetes mellitus (DM) o bom controle metabólico, diminuindo, assim, os riscos de complicações micro e microvasculares. A respeito desta doença, é CORRETA a afirmação:
Alternativas
Q1684732 Medicina
A propagação da tuberculose (TB) está intimamente ligada às condições de vida da população. Prolifera, como todas as doenças infecciosas, em áreas de grande concentração humana, com precários serviços de infraestrutura urbana. O Brasil vem buscando nas articulações intersetoriais a resposta para a epidemia concentrada que temos em algumas populações, especialmente na população indígena, na população privada de liberdade, nas pessoas em situação de rua, nas pessoas vivendo com o HIV e naqueles vivendo em situação de extrema pobreza e fome, todos com riscos aumentados de desenvolver a doença. É FALSA a afirmação:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: D
5: A