Questões de Concurso Público Prefeitura de Amparo do Serra - MG 2026 para Agente Comunitário de Saúde

Foram encontradas 31 questões

Q4303605 Saúde Pública
A Epidemiologia estuda a distribuição e os determinantes de doenças e agravos em populações humanas. Ela fornece as bases para entender a saúde coletiva e orienta ações de prevenção, controle e planejamento de políticas de saúde pública. Sobre alguns conceitos básicos da epidemiologia, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

I. Incidência
II. Prevalência
III. Endemia
IV. Surto
V. Epidemia
VI. Pandemia

( ) Doença que ocorre habitualmente e de forma constante em uma determinada região, sem grandes picos de casos.
( ) Uma epidemia que se espalha em escala global, afetando vários continentes.
( ) Casos novos de uma doença em um período específico. Importante para avaliar o risco de adoecer.
( ) Casos totais (novos + antigos) de uma doença em um momento específico. Útil para medir a carga da doença na população.
( ) Quando um surto se espalha rapidamente, atingindo diversas regiões ou um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
( ) Aumento repentino do número de casos de uma doença em uma área geográfica específica e restrita (ex: um bairro ou escola).

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q4303606 Direito Sanitário
De acordo com a Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q4303607 Direito Sanitário
 De acordo com os artigos 196 a 200 da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q4303608 Direito Sanitário
Durante uma visita domiciliar, um Agente Comunitário de Saúde esclareceu aos moradores que a população pode participar da gestão do Sistema Único de Saúde por meio de instâncias colegiadas. De acordo com a Lei nº 8.142/1990, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q4303609 Legislação Federal
As atividades de Agente Comunitário de Saúde (ACS) são regidas pela Lei nº 11.350/2006 e as alterações promovidas pela Lei nº 13.595/2018. De acordo com essa legislação, constitui-se atividade essencial do ACS, em sua área geográfica de atuação: 
Alternativas
Q4303610 Direito Sanitário
A Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), revisando as diretrizes para a organização da Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde. De acordo com essa portaria, é atribuição específica do Agente Comunitário de Saúde: 
Alternativas
Q4303612 Saúde Pública
A Política Nacional de Humanização (PNH), também conhecida como HumanizaSUS, é uma diretriz do Ministério da Saúde cujo objetivo é efetivar os princípios do SUS no cotidiano das unidades de saúde, melhorando o atendimento ao público e as condições de trabalho dos profissionais. Considerando seus princípios e diretrizes, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q4303613 Enfermagem
Durante uma visita domiciliar, o Agente Comunitário de Saúde identifica um recém-nascido com quatro dias de vida que ainda não realizou o Teste do Pezinho. Diante dessa situação, a orientação CORRETA é: 
Alternativas
Q4303614 Saúde Pública
No processo de trabalho da Atenção Primária à Saúde, a territorialização é uma etapa fundamental para o planejamento das ações da equipe. Sobre esse processo, assinale V, para as afirmativas verdadeiras e F, para as Falsas.
( ) A territorialização é o processo no qual se identificam grupos, famílias e indivíduos de um território adscrito, e os fatores condicionantes e determinantes de sua saúde.
( ) Deve ser realizada exclusivamente pelos gestores municipais, sem a participação dos ACS ou dos demais profissionais da equipe.
( ) Consiste na delimitação geográfica da área de atuação da Unidade Básica de Saúde e considera as características sociais da população.
( ) Tem como objetivo principal distribuir igualmente o número de visitas domiciliares entre os ACS, independentemente das necessidades das famílias.
( ) Envolve o reconhecimento do território, da população, das condições de vida, dos riscos, das vulnerabilidades e dos recursos existentes na comunidade.
( ) É um levantamento realizado somente no início da implantação da equipe, não sendo necessária sua atualização posterior.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q4303615 Saúde Pública
Morbidade, mortalidade e letalidade são três indicadores epidemiológicos utilizados para medir a ocorrência e a gravidade de doenças em uma população. Sobre estes conceitos, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q4303616 Saúde Pública
Durante uma visita domiciliar, um Agente Comunitário de Saúde cadastra uma família vinda recentemente da Venezuela. Ele identifica uma criança de 11 meses com febre alta, exantema e histórico recente de contato com pessoa diagnosticada com sarampo. Diante dessa situação, a conduta mais adequada é: 
Alternativas
Q4303617 Enfermagem
Durante uma visita domiciliar, o Agente Comunitário de Saúde avaliou o cartão de vacinação de uma puérpera de 29 anos e de seus dois filhos, uma criança de 9 anos (que apresentava todas as vacinas previstas até os 4 anos), e de um bebê recém-nascido há 3 dias. Selecione a orientação CORRETA a ser dada a essa família: 
Alternativas
Q4303618 Enfermagem
Uma Equipe de Saúde da Família identificou, em sua área de abrangência, um grupo de famílias que vive em condições precárias de moradia, apresentando vários indivíduos portando condições crônicas e dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Diante dessa situação, a atuação adequada da equipe, com a participação do Agente Comunitário de Saúde, consiste em: 
Alternativas
Q4303619 Saúde Pública
Uma ACS toma conhecimento, durante uma visita domiciliar, de que um morador está realizando tratamento para uma doença transmissível. Posteriormente, um vizinho pergunta ao ACS qual é o problema de saúde daquela pessoa. Considerando os princípios éticos que norteiam a atuação do ACS, a conduta CORRETA é: 
Alternativas
Q4303620 Saúde Pública
Durante uma ação educativa sobre prevenção da dengue realizada em uma escola municipal, o ACS e o enfermeiro orientam a comunidade escolar sobre as formas de combater o mosquito Aedes aegypti. Sobre a dengue, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q4303621 Noções de Primeiros Socorros
Durante uma visita domiciliar, o ACS presencia um cão de rua invadindo uma residência e mordendo uma moradora idosa. Considerando as medidas de prevenção da raiva humana, o ACS deve orientá-la a: 
Alternativas
Q4303623 Enfermagem
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição crônica que exige acompanhamento pela Equipe de Saúde da Família. Sobre os cuidados relacionados à prevenção e ao controle da HAS, analise as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A redução do consumo de sal pode contribuir para o controle da pressão arterial.
( ) A prática regular de atividade física, quando orientada adequadamente, auxilia na prevenção e no controle da hipertensão.
( ) O tratamento medicamentoso pode ser interrompido quando a pressão arterial estiver normalizada, mesmo sem orientação profissional.
( ) Indivíduos jovens não apresentam hipertensão, pois não apresentam maus hábitos nem níveis elevados de estresse.
( ) O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode aumentar o risco de hipertensão arterial.
( ) A hipertensão geralmente apresenta sintomas evidentes, como dor de cabeça e tonturas, em todas as pessoas acometidas.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q4303625 Português

A Casa do Silêncio


    O menino descobriu cedo que a janela era maior que o mundo.  


    Por ela, via nuvens que se inventavam de animais, de barcos, de gigantes. O céu lhe contava histórias que ninguém mais parecia ouvir.


    A mãe, sempre apressada, dizia: 


    — Menino, larga essa janela, o mundo não se cabe aí!


    Mas o menino sabia que a mãe se enganava. A janela era feita de silêncio, e no silêncio cabia tudo.  


    Quando o vento brincava com a cortina, ele acreditava que o tempo queria entrar. Estendia a mão, mas o tempo nunca se deixava segurar. 


    O pai, atrás do jornal, ria da distração do filho:


    — Esse menino não vai crescer se viver de olhar o nada. 


    Mas o menino entendia que o nada era cheio de segredos.


    Certa manhã, um pássaro pousou no fio. O bico aberto parecia uma palavra que não queria nascer. 


E o menino aprendeu, sem professor algum, que nem todo canto precisava de som.


    Anos se passaram.


    Já homem, voltou à casa.  


    A janela estava menor, o vidro um pouco embaçado, a cortina cansada de tanto vento. Mas, ao abri-la, o mesmo pássaro — ou outro que o destino escolheu — pousava ali, silencioso. 


    O homem sorriu.


    Percebeu, então, que não era ele quem olhava o mundo pela janela.


    Era a janela que, desde sempre, olhava dentro dele. 


                              (TORRES, Samuel – Bartolomeu C. Queiroz na escrita jovem – Ed. Literíssima; p.30) 
O protagonista do conto demonstra no desenrolar do texto suas divagações através da janela. Já no desfecho, ao retornar à casa, ele observa a janela não tão fantasiosa como antes, através de um olhar mais denotativo. Pode-se INFERIR: 
Alternativas
Q4303627 Português

A Casa do Silêncio


    O menino descobriu cedo que a janela era maior que o mundo.  


    Por ela, via nuvens que se inventavam de animais, de barcos, de gigantes. O céu lhe contava histórias que ninguém mais parecia ouvir.


    A mãe, sempre apressada, dizia: 


    — Menino, larga essa janela, o mundo não se cabe aí!


    Mas o menino sabia que a mãe se enganava. A janela era feita de silêncio, e no silêncio cabia tudo.  


    Quando o vento brincava com a cortina, ele acreditava que o tempo queria entrar. Estendia a mão, mas o tempo nunca se deixava segurar. 


    O pai, atrás do jornal, ria da distração do filho:


    — Esse menino não vai crescer se viver de olhar o nada. 


    Mas o menino entendia que o nada era cheio de segredos.


    Certa manhã, um pássaro pousou no fio. O bico aberto parecia uma palavra que não queria nascer. 


E o menino aprendeu, sem professor algum, que nem todo canto precisava de som.


    Anos se passaram.


    Já homem, voltou à casa.  


    A janela estava menor, o vidro um pouco embaçado, a cortina cansada de tanto vento. Mas, ao abri-la, o mesmo pássaro — ou outro que o destino escolheu — pousava ali, silencioso. 


    O homem sorriu.


    Percebeu, então, que não era ele quem olhava o mundo pela janela.


    Era a janela que, desde sempre, olhava dentro dele. 


                              (TORRES, Samuel – Bartolomeu C. Queiroz na escrita jovem – Ed. Literíssima; p.30) 
“Quando o vento brincava com a cortina, ele acreditava que o tempo queria entrar.” A oração destacada EXPRIME em relação à posposta, uma: 
Alternativas
Q4303628 Português

A Casa do Silêncio


    O menino descobriu cedo que a janela era maior que o mundo.  


    Por ela, via nuvens que se inventavam de animais, de barcos, de gigantes. O céu lhe contava histórias que ninguém mais parecia ouvir.


    A mãe, sempre apressada, dizia: 


    — Menino, larga essa janela, o mundo não se cabe aí!


    Mas o menino sabia que a mãe se enganava. A janela era feita de silêncio, e no silêncio cabia tudo.  


    Quando o vento brincava com a cortina, ele acreditava que o tempo queria entrar. Estendia a mão, mas o tempo nunca se deixava segurar. 


    O pai, atrás do jornal, ria da distração do filho:


    — Esse menino não vai crescer se viver de olhar o nada. 


    Mas o menino entendia que o nada era cheio de segredos.


    Certa manhã, um pássaro pousou no fio. O bico aberto parecia uma palavra que não queria nascer. 


E o menino aprendeu, sem professor algum, que nem todo canto precisava de som.


    Anos se passaram.


    Já homem, voltou à casa.  


    A janela estava menor, o vidro um pouco embaçado, a cortina cansada de tanto vento. Mas, ao abri-la, o mesmo pássaro — ou outro que o destino escolheu — pousava ali, silencioso. 


    O homem sorriu.


    Percebeu, então, que não era ele quem olhava o mundo pela janela.


    Era a janela que, desde sempre, olhava dentro dele. 


                              (TORRES, Samuel – Bartolomeu C. Queiroz na escrita jovem – Ed. Literíssima; p.30) 
Das palavras retiradas do texto, aquela em que o número de letras é SUPERIOR ao número de fonemas é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: A
6: B
7: B
8: C
9: A
10: B
11: C
12: D
13: C
14: C
15: B
16: B
17: A
18: A
19: A
20: B