Questões de Concurso Público Prefeitura de Ibirataia - BA 2024 para Médico Psiquiatra

Foram encontradas 11 questões

Q3330969 Psiquiatria
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Doping corporativo': a venda ilegal de remédio para TDAH que invadiu a Faria Lima


Marta lutava contra o cansaço no dia a dia. Sem foco para enfrentar atividades do trabalho, numa grande empresa em São Paulo, e ganhando peso, ela achou uma boa ideia quando recomendaram um endocrinologista famoso que poderia ajudá-la.


"A consulta custou R$1.200 e durou apenas 5 minutos. Eu e meu marido saímos com a mesma receita: Ozempic para emagrecer e Venvanse para ter foco — uma combinação que ele aparentemente prescreve para todos." 


Ela conta que tentou argumentar se aquele caminho, medicamentoso, seria o único possível para resolver suas queixas. Mas acabou seguindo a receita.


"A experiência com o Venvanse foi a mais impactante. De amor e ódio, eu diria. No primeiro dia, senti um hiperfoco e bem-estar incríveis, fui mais produtiva e motivada, mas sabia que isso era efeito do remédio."


Os comprimidos, prescritos para TDAH e compulsão alimentar, aumentam a liberação dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina nas sinapses, que são as conexões entre os neurônios.


Essas substâncias, deficientes em quem tem os quadros citados, são cruciais para a regulação do humor, atenção e comportamento impulsivo.


"Mas em organismos onde os níveis já são adequados, o aumento pode causar efeitos indesejáveis, como insônia, ansiedade, irritabilidade, impaciência e até agressividade. Casos mais graves incluem convulsões e problemas cardiovasculares", diz Marcos Gebara, psiquiatra e professor convidado do curso de Pós-Graduação de Psiquiatria da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).


"Em pessoas predispostas a problemas psíquicos, esses efeitos podem piorar significativamente." 


Gebara e outros médicos consultados pela reportagem afirmam que o uso dos comprimidos por pessoas sem diagnósticos que o justifique tem sido cada vez mais comum, e que muitos usuários não sabem ou ignoram que o Venvanse contém anfetamina, uma substância que pode causar dependência.


"O uso requer um acompanhamento médico, sempre. A dependência é um risco, especialmente se a pessoa aumentar as doses sem indicação."


Com medo justamente de que pudesse ficar dependente da 'sensação de superpoder', Marta expressou suas preocupações, mas o médico insistiu que o uso era seguro.


"Foi aí que busquei outro profissional, que me ajudou a parar com o remédio, entendendo minha preocupação com os efeitos a longo prazo. Foi difícil aceitar a vida sem Venvanse. Me senti deprimida por algumas semanas."


Amanda também teve acesso ao remédio por prescrição médica e sem ter nenhum dos diagnósticos para os quais a droga é indicada.


Foi ela que, se sentindo esgotada e incapaz de dar conta dos dois empregos que levava, pediu a uma nutróloga que receitasse Venvanse. Ela conta que a médica pediu exames, e com os resultados em dia, forneceu a receita.


"Eu usava os comprimidos esporadicamente, apenas nos dias em que precisava de um desempenho melhor no trabalho. Percebi que me dava um foco e energia extras, mas no dia seguinte estava extremamente cansada e precisava dormir mais para compensar." 


Depois que as últimas caixas acabaram, Amanda cogitou pular a fase da consulta médica e comprar os comprimidos direto no mercado ilegal.


"Tinha colegas que me indicaram os caminhos: por grupos nas redes sociais e até com esquemas diretamente com farmácias de rua", conta.


Mas por fim, assim como Marta, ela também relata ter parado de usar o remédio por medo de uma dependência da qual não conseguisse mais voltar atrás.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c9786n92z37ofragmentoadapt ado
De acordo com o texto é INCORRETO afirmar: 
Alternativas
Q3331006 Psiquiatria

Os transtornos da personalidade (TPs) são um grupo de condições psiquiátricas caracterizadas por um quadro clínico variado, que abrange padrões de pensamento, comportamento e funcionamento emocional disfuncionais. Esses transtornos têm em comum a longa duração e uma relativa estabilidade ao longo da vida, frequentemente manifestando-se na adolescência ou no início da idade adulta e perdurando por muitos anos, afetando negativamente a qualidade de vida e as relações interpessoais dos indivíduos. Dado o contexto dos transtornos de personalidade, associe as colunas relacionando os tipos de transtorno apresentados na coluna 1, às suas respectivas características básicas, apresentadas na coluna 2:



Coluna 1:


A.Evitativa.


B.Antissocial.


C.Esquizóide.



Coluna 2:


(__)Desrespeito e violação dos direitos dos outros.


(__)Inibição social. Sentimentos de inadequação. Hipersensibilidade à avaliação negativa.


(__)Distanciamento das relações sociais. Faixa restrita de expressão emocional.



Assinale a alternativa cuja a sequência da associação, de cima para baixo, esteja CORRETA:

Alternativas
Q3331007 Psiquiatria
Em caso de um paciente apresentar sinais e sintomas de abstinência por álcool, a melhor conduta será:
Alternativas
Q3331008 Psiquiatria
Sobre o transtorno factício, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A apresentação de vários sintomas físicos persistentes, que parecem não ter qualquer base biológica aparente, representa a principal característica dos pacientes com transtornos factícios.
(__)Um dos fatores que aumentam a probabilidade de um paciente ter transtorno factício durante a hospitalização é a exibição de comportamentos controladores, hostis, irritados, perturbadores ou de busca de atenção.
(__)Os antipsicóticos atípicos como o aripiprazol, olanzapina, quetiapina e ziprasidona, são os psicofármacos mais indicados para o tratamento do transtorno.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja CORRETA:
Alternativas
Q3331009 Psiquiatria
Os transtornos relacionados a trauma e a estressores requerem, para seu diagnóstico, a presença clara de uma exposição a um evento potencialmente traumático ou a um estressor grave. Assim, avalie as proposições:

I.O transtorno de adaptação acomete indivíduos entre 2 anos de idade e a adolescência, os quais apresentam padrão internalizante de comportamento, com pouca expressão social ou emocional, afeto positivo limitado e episódios de tristeza, temor ou irritabilidade inexplicados.
II.No tratamento farmacológico do transtorno de estresse pós-traumático, a bupropiona é considerada o padrão-ouro, enquanto o topiramato é utilizado como medicamento de segunda linha.
III.O transtorno de interação social desinibida tem como característica a negligência ou privação social na infância, causada por cuidados parentais inadequados ou trocas frequentes de responsáveis e/ou cuidadores.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3331010 Psiquiatria
Os exames laboratoriais são valiosos tanto antes quanto depois da introdução de medicações, contribuindo para a avaliação da eficácia do tratamento e para a monitorização dos níveis séricos de psicofármacos, garantindo a segurança e a adequação das terapias prescritas. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)Pacientes em uso de medicações como valproato de sódio, fenobarbital, clozapina e naltrexona devem ser avaliados quanto ao perfil hepático, especialmente as dosagens de transaminase glutâmica-oxaloacética (TGO) e transaminase glutâmica pirúvica (TGP), devido ao potencial dessas drogas para causar lesão hepática.
(__)Deve-se atentar aos quadros de delirium por hiponatremia em idosos que utilizam os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs), inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSNs) ou mirtazapina. 
(__)Uma das principais desvantagens do lítio é seu elevado potencial para ação tireotóxica, podendo causar tireoidite ou síndrome de Graves, devendo ter um intenso monitoramento dos níveis séricos de hormônio tireoestimulante (TSH) e fração livre da tiroxina (T4 livre).

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja CORRETA: 
Alternativas
Q3331011 Psiquiatria
Os transtornos alimentares (TAs) tem como característica principal um persistente comprometimento da alimentação, resultando em consumo ou absorção alterada de alimentos e impactando a saúde física e psicossocial do indivíduo. Sobre o TA restritivo/evitativo, avalie as proposições:

I.O diagnóstico do TA restritivo/evitativo deve ser feito exclusivamente em crianças.
II.Os pacientes com TA restritivo/evitativo frequentemente apresentaram dois ou mais sintomas físicos, sendo que mais da metade dos pacientes relatam dor abdominal.
III.A maior parte das complicações clínicas dos pacientes com TA restritivo/evitativo decorre da desidratação e dos distúrbios hidroeletrolíticos que esses pacientes apresentam.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3331012 Psiquiatria
A cocaína é um potente estimulante do sistema nervoso central. Sobre suas características e efeitos nos usuários, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q3331013 Psiquiatria
Sobre os transtornos do sono-vigília de ritmo circadiano, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q3331014 Psiquiatria
Em grande parte dos pacientes com esquizofrenia, os antipsicóticos de primeira linha são eficazes na redução dos sintomas positivos. No entanto, cerca de um quinto dos pacientes em primeiro episódio psicótico e até metade daqueles em estágios mais crônicos da doença não apresentam resposta mínima ao tratamento com esses medicamentos. Esses casos são classificados como esquizofrenia resistente ao tratamento (ERT), caracterizando uma condição em que a doença não responde adequadamente às terapias padrão, exigindo abordagens terapêuticas alternativas e estratégias mais intensivas para o manejo dos sintomas e a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Um dos critérios para ser considerado ERT, é:
Alternativas
Q3331015 Psiquiatria
Dos exemplos a seguir, qual é considerado um comportamento obsessivo, visto com frequência em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo?
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: A
5: D
6: B
7: A
8: B
9: B
10: D
11: B