Questões de Concurso Público Prefeitura de Ituiutaba - MG 2024 para PEB II - Anos Finais do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa

Foram encontradas 12 questões

Q2498925 Pedagogia
Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. A sua obra mais notável, o livro Pedagogia do Oprimido (1970), aborda a distinção entre opressores e oprimidos e diferencia as posições ocupadas por eles em uma sociedade injusta. Na obra citada, qual é a principal crítica de Paulo Freire à educação tradicional?
Alternativas
Q2498926 Pedagogia
Qual é a ênfase principal do construtivismo no desenvolvimento da aprendizagem? 
Alternativas
Q2498927 Pedagogia
No livro Avaliação da Aprendizagem escolar de Cipriano Carlos Luckesi, a relação entre avaliação e o processo de ensino-aprendizagem é descrito como um processo contínuo que ocorre durante todo o período letivo, fornecendo feedback aos alunos e professores para ajustar e melhorar o ensino e a aprendizagem. Nesse sentido, qual a definição de avaliação formativa trazida pelo autor?
Alternativas
Q2498928 Pedagogia
Na obra Aula Nota 10, Doug Lemov resgata seu repertório de técnicas que já inspira práticas didáticas de todo o mundo e propõe um novo olhar para as estratégias de ensino, mostrando não apenas o que fazer em sala de aula, mas também por que fazer. Diante disso, qual é um dos princípios centrais da obra? 
Alternativas
Q2498929 Pedagogia
Qual é a importância da interdisciplinaridade na aprendizagem baseada em projetos?
Alternativas
Q2498930 Pedagogia
Um dos princípios fundamentais da Pedagogia dos Multiletramentos é o reconhecimento e valoração da diversidade de práticas de leitura e escrita, que deve acontecer com a integração de diferentes mídias, tecnologias e linguagens na prática pedagógica. Nesse cenário, o papel do professor não é o mesmo daquele desempenhado na Pedagogia Tradicional. Posto isto, qual é o papel do educador na Pedagogia dos Multiletramentos.
Alternativas
Q2498931 Pedagogia
Segundo Luckesi, a avaliação da aprendizagem é um recurso pedagógico útil e necessário para a construção de conhecimento de si mesmo e de ser na vida. Para o autor, a teoria pedagógica norteia a prática educativa, e o planejamento do ensino faz a mediação entre a teoria pedagógica e a prática de ensino na aula. Sobre avaliação de aprendizagem, considere as afirmações abaixo:

I – A avaliação de aprendizagem é um processo contínuo e sistemático que visa compreender o progresso e o desempenho dos alunos ao longo do tempo.
II – A avaliação de aprendizagem se limita apenas a testes padronizados e avaliações escritas.
III – A avaliação formativa ocorre ao final de um curso ou unidade de ensino para determinar se os alunos passam para o próximo nível.
IV – A avaliação autêntica envolve a aplicação de conhecimento em situações do mundo real, promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos.
V – A avaliação diagnóstica é realizada antes do início do ensino para identificar as necessidades, habilidades e conhecimentos prévios dos alunos.

São corretas:
Alternativas
Q2498932 Pedagogia
Sobre o ensino de competências, abordados por Zabala e Arnau em sua obra “Métodos para Ensinar Competências”, julgue as informações abaixo e assinale a alternativa correta.

I – O método de ensino de competências enfatiza exclusivamente o conhecimento teórico sem considerar sua aplicação prática.
II – No método de ensino de competências, a ênfase está na memorização de fatos e conceitos, em vez de na aplicação prática.
III – No método de ensino de competências, os alunos são incentivados a desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação eficaz
Alternativas
Q3407380 Pedagogia

Leia o texto a seguir para responder à questão.



        A atual prática da avaliação escolar estipulou como função do ato de avaliar a classificação e não o diagnóstico, como deveria ser constitutivamente. Ou seja, o julgamento de valor, que teria a função de possibilitar uma nova tomada de decisão sobre o objeto avaliado, passa a ter a função estática de classificar um objeto ou um ser humano histórico num padrão definitivamente determinado. Do ponto de vista da aprendizagem escolar, poderá ser definitivamente classificado como inferior; médio ou superior. Classificações essas que são registradas e podem ser transformadas em números e, por isso, adquirem a possibilidade de serem somadas e divididas em médias. Será que o inferior não pode atingir o nível médio ou superior? Todos os educadores sabem que isso é possível, até mesmo defendem a ideia do crescimento. Todavia, parece que todos preferem que isto não ocorra, uma vez que optam por, definitivamente, deixar os alunos com as notas obtidas, como forma de “castigo” pelo seu desempenho possivelmente inadequado.


        Vejamos como isso se dá. Trabalha-se uma unidade de estudo, faz-se uma verificação do aprendido, atribuem-se conceitos ou notas aos resultados (manifestação supostamente relevante do aprendido) que, em si, devem simbolizar o valor do aprendizado do educando e encerra-se aí o ato de avaliar. O símbolo que expressa o valor atribuído pelo professor ao aprendido é registrado e, definitivamente, o educando permanecerá nessa situação.


        Dessa forma, o ato de avaliar não serve como pausa para pensar a prática e retornar a ela; mas sim como um meio de julgar a prática e torná-la estratificada. De fato, o momento de avaliação deveria ser um “momento de fôlego” na escalada, para, em seguida, ocorrer a retomada da marcha de forma mais adequada, e nunca um ponto definitivo de chegada, especialmente quando o objeto da ação avaliativa é dinâmico como, no caso, a aprendizagem. Com a função classificatória, a avaliação não auxilia em nada o avanço e o crescimento. Somente com uma função diagnóstica ela pode servir para essa finalidade. 

No texto apresentado, Luckesi posiciona-se a respeito de duas funções diferentes atribuídas ao processo avaliativo: a classificação e o diagnóstico. A seguir, apresentam-se trechos da obra “Avaliação da aprendizagem escolar”, assinale a alternativa que melhor representa a função diagnóstica da avaliação, segundo Luckesi. 
Alternativas
Q3407383 Pedagogia

Leia o texto a seguir para responder à questão.



        A Didática é um ramo específico da Pedagogia. Enquanto a Pedagogia pode ser conhecida como filosofia, ciência e técnica da educação, que estuda, portanto, a educação, a instrução e o ensino, a Didática pode ser conceituada como a arte, como a técnica de ensino.


        Nogueira (2003, p. 93-94) conceitua didática como sendo: síntese, sistematização, organização do trabalho docente. E mais, “[...] a maneira como o professor sintetiza, sistematiza, organiza o conteúdo de sua prática docente depende de uma tomada de decisão que, por sua vez, dependerá da fundamentação que o professor tenha sobre o seu trabalho e suas relações com o ser humano e com o mundo em que vive”. O conjunto dessas decisões é o que constitui o campo da Didática.


 

Com base na definição de Didática apresentada no texto, e no seu conhecimento a respeito do assunto, assinale alternativa que NÃO representa uma ação cujo estudo compete à Didática, como disciplina que estuda o processo de ensino e de aprendizagem.
Alternativas
Q3407393 Pedagogia
De modo a orientar professores atuantes no ensino de língua materna em escolas brasileiras, Bortoni-Ricardo (2005) preconiza três continua: a) de urbanização, pois as categorias rural e urbano são imprescindíveis para o entendimento da realidade linguística do Brasil; b) de oralidade/letramento, pois a inserção do falante em uma cultura predominante oral ou minimamente letrada influencia decisivamente a apropriação de recursos comunicativos próprios de uma modalidade ou de outra (oral ou escrita) e c) de monitoração linguística, pois o falante adequa/monitora o seu discurso para melhor “acomodar-se” ao seu interlocutor. Sobre este último continuum (de monitoração linguística), a autora argumenta que, para operacionalizá-lo, deve-se levar em conta o grau de atenção e de planejamento conferidos pelo falante à sua interação e enfatiza quatro fatores. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fatores: 
Alternativas
Q3407397 Pedagogia

A respeito das argumentações de Marcuschi (2010) sobre as relações entre oralidade e escrita e da necessidade ou oportunidade de discernir entre duas dimensões de relações para tratar da língua falada e da língua escrita: de um lado, oralidade e letramento; de outro, fala e escrita observe as seguintes afirmações:



I – A fala pode ser tratada como uma forma de produção textual-discursiva com finalidade comunicativa na modalidade oral da língua. É caracterizada pela utilização da língua na forma de sons sistematicamente articulados e significativos.


II – Como prática social interativa de fins comunicativos, a oralidade mostra-se sob formas variadas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora. Nos mais diversos contextos de uso, pode variar de realizações mais formais a mais informais.


III – Caracterizada pela sua constituição gráfica e considerada um modo de produção textual-discursiva com fins comunicativos, a escrita pode se manifestar por meio de alfabetos, ideogramas ou unidades iconográficas.



Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: D
5: B
6: B
7: D
8: C
9: C
10: B
11: B
12: D