Questões de Concurso Público UNICAMP 2026 para Médico - Perfil Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço - Edital nº 68
Foram encontradas 40 questões
Analise os seguintes princípios.
I. Equidade e participação social;
II. Autonomia e empoderamento;
III. Intersetoriedade e sustentabilidade;
IV. Intersetoriedade e integridade.
A Política Nacional de Promoção da Saúde adota como princípios:
Em relação à Política Nacional de Vigilância em Saúde e seus conceitos, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o atributo à situação que ele melhor representa.
COLUNA I
1. Vigilância em saúde
2. Vigilância epidemiológica
3. Vigilância sanitária
COLUNA II
( ) Processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, incluindo regulação, intervenção e atuação em condicionantes e determinantes da saúde, para a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças.
( ) Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças, transmissíveis e não-transmissíveis, e agravos à saúde.
( ) Conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde. Abrange a prestação de serviços e o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo e descarte.
Assinale a sequência correta.
Antônia, 58 anos de idade, trabalha como faxineira de uma empresa de carros. É obesa, tabagista desde os 15 anos de idade (20 anos-maço), nega doenças prévias. Compareceu na unidade de saúde queixando-se de dores no punho esquerdo, que irradia para o antebraço. O punho apresenta-se edemaciado, dolorido e com teste de Phalen positivo, indicando síndrome do túnel do carpo. O médico da família inicia o tratamento com corticoide oral, analgésico, orienta o uso de gelo local e a encaminha para a fisioterapia da unidade de saúde. Além disso, realiza rastreio de câncer de pulmão, orienta e convida para o grupo de cessação do tabagismo da unidade e aborda a importância do controle do peso.
Nesse caso, qual princípio ou diretriz do SUS definido pela Política Nacional de Atenção Básica foi seguido?
Após o forte terremoto que atingiu a Venezuela, uma família, após perder tudo, decide vir para Brasil e morar temporariamente com alguns parentes que aqui já estavam. Ao chegar, a mãe procura a unidade básica de saúde para acompanhamento dos filhos e recebe atendimento médico e vacinação.
Nesse caso, qual princípio do SUS foi seguido?
Analise os seguintes princípios.
I. Início das investigações necessárias para melhor compreender e controlar situações clínicas que ameacem a continuidade da vida.
II. Respeito à Diretiva Antecipada de Vontade - DAV da pessoa cuidada.
III. Valorização da vida e consideração da morte como um processo natural.
IV. Promoção de modelo de atenção centrado nas necessidades de saúde da pessoa cuidada e de sua família, incluindo o acolhimento ao luto.
A Política Nacional de Cuidados Paliativos adota como princípios:
De acordo com a Portaria GM/MS nº 3.005, de 2 de janeiro de 2024, que altera as Portarias de Consolidação nºs 5 e 6, de 28 de setembro de 2017, Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Programa Melhor em Casa (PMeC), analise as situações a seguir:
1. Sra. Joana, 88 anos de idade, restrita ao leito por quadro avançado de Alzheimer, com necessidade de nutrição parenteral
2. Sr. Antônio, 76 anos de idade, com insuficiência renal crônica e necessidade de diálise peritoneal domiciliar.
3. Ana Clara, recém-nascida prematura que teve alta hospitalar com necessidade de ganho ponderal
Esses pacientes têm indicação das modalidades de AD, respectivamente,
Paciente, 65 anos de idade, sexo feminino, com edema facial associado a obstrução nasal unilateral à direita, com piora progressiva, associada a episódios recorrentes de sangramento nasal há cerca de 6 meses.
Nesse contexto, não se pode afirmar:
Paciente, 72 anos de idade, sexo feminino, refere que há cerca de 18 meses passou apresentar sangramento do conduto auditivo externo à esquerda, durante a higiene local. Há 6 meses evoluiu com sensação de oclusão auricular, associada a perda auditiva, sendo evidenciada lesão sangrante do conduto auditivo externo. Na avaliação médica fez biópsia com diagnóstico de carcinoma de células escamosas (CEC).
Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Paciente, 66 anos de idade, sexo masculino, agricultor, com lesão em lábio inferior com crescimento progressivo há 13 meses. Nos últimos 2 meses passou a sangrar durante os movimentos de fala e na alimentação; na avaliação com dentista, a lesão tinha cerca de 2,5 cm, biópsia de carcinoma de células escamosas.
Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.