Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2024 para Tecnologista em Saúde Pública - Arquitetura com Ênfase em Segurança do Trabalho

Foram encontradas 11 questões

Q3332732 Segurança e Saúde no Trabalho
Com base na NR 17 – Ergonomia, que visa estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I. O conjunto do mobiliário do posto de trabalho não deve apresentar regulagens em um ou mais de seus elementos que permitam adaptá-lo às características antropométricas que atendam ao conjunto dos trabalhadores envolvidos e à natureza do trabalho a ser desenvolvido, ou seja, seus elementos devem ser fixos.

II. Sempre que o trabalho puder ser executado alternando a posição de pé com a posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para favorecer a alternância das posições.

III. Para adaptação do mobiliário às dimensões antropométricas do trabalhador, pode ser utilizado apoio para os pés sempre que o trabalhador não puder manter a planta dos pés completamente apoiada no piso.

As afirmativas I, II e II são respectivamente:
Alternativas
Q3332734 Segurança e Saúde no Trabalho
Em um laboratório de biologia molecular estão presentes os seguintes ambientes: Sala de preparo de soluções, Sala de extração de ácidos nucléicos, Antecâmara para acesso à sala de PCR, Sala de PCR (amplificação) e Área de preparo de géis. As funcionalidades das antecâmaras em projetos de laboratórios de pesquisa são de permitir, EXCETO: 
Alternativas
Q3332736 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo proposta recente da OMS, a segurança ao paciente em um Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) significa “ausência de dano desnecessário, real ou potencial, associado à atenção à saúde”, portanto, os sistemas de saúde que diminuem a um mínimo possível os riscos de dano ao paciente (provendo segurança) estão irremediavelmente aumentando a qualidade dos seus serviços. Assim, Segurança é uma das dimensões da Qualidade nos serviços de saúde, segundo a ANVISA em sua publicação Assistência Segura: Uma Reflexão Teórica Aplicada à Prática, de 2013. A partir de outra publicação da ANVISA, Segurança contra Incêndio em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (2014), recomenda-se que todos os EAS possuam as seguintes condições mínimas de segurança contra incêndio, definidas como Sistema Básico de Segurança Contra Incêndio (SBSI), EXCETO:
Alternativas
Q3332749 Segurança e Saúde no Trabalho
No âmbito dos laboratórios de saúde pública, o Governo Federal, por meio da Portaria 3204/2010, define requisitos gerais de biossegurança. Observe as afirmativas a seguir:

I. As ações relacionadas a biossegurança visam prevenir, controlar, reduzir e/ou eliminar os fatores de risco inerentes aos processos de trabalho que possam comprometer a saúde humana, animal, vegetal, o meio ambiente ou a qualidade do trabalho realizado.

II. Contenção é o termo usado para descrever os métodos de segurança utilizados no manejo de agentes de risco em meio laboratorial.

III. As medidas de proteção a serem adotadas em uma instalação laboratorial são definidas em função da classificação do nível de biossegurança, que é determinada a partir da avaliação de risco.

IV. Os equipamentos de proteção individual são exemplos de contenção secundária.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Alternativas
Q3332754 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Regulamentadora NR-01 – Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais estabelece que, quando na fase de levantamento preliminar de perigos o risco não puder ser evitado, a organização deve implementar o processo de identificação de perigos e avaliação de riscos ocupacionais. De acordo com a norma, a etapa de identificação de perigos deve incluir:
Alternativas
Q3332755 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NR-32 – Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, o PGR, além do previsto na NR-01, na etapa de identificação de perigos, deve conter a identificação dos agentes biológicos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores, considerando, dentre outras características, transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente. Entende-se por patogenicidade a capacidade:
Alternativas
Q3332756 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação aos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), NÃO é correto afirmar que :
Alternativas
Q3332758 Segurança e Saúde no Trabalho
A norma regulamentadora NR-32 – Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde considera o risco biológico como:
Alternativas
Q3332760 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NR-09 - Avaliação e controle das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos, a abrangência e profundidade das medidas de prevenção dependem: 
Alternativas
Q3332761 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR-15 considera atividades ou operações insalubres, as que se desenvolvem acima dos limites de tolerância previstos nos anexos Nº 1, 2, 3, 5, 11 e 12; as atividades mencionadas nos anexos Nº 6, 13 e 14 e as que são comprovadas através de laudo de inspeção do local de trabalho, constantes dos anexos Nº 7, 8, 9 e 10. Entende-se por limite de tolerância, para fins de aplicação da norma:
Alternativas
Q3332762 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a RDC 50 de 21/02/2002 – Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, existem quatro níveis de biossegurança, NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção, que consistem de combinações de práticas e técnicas de laboratório e barreiras primárias e secundárias de um laboratório. São consideradas barreiras primárias e secundárias, respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: B
5: B
6: E
7: A
8: C
9: A
10: C
11: D