Questões de Concurso Público HU Brasil 2026 para Área de Atuação - Reumatologia Pediátrica
Foram encontradas 80 questões
Considerando o mecanismo predominante de geração da dor em cada caso, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a classificação correta desses três tipos de dor.
A primeira, de 52 anos, refere dormência e sensação de “agulhadas” no polegar, indicador, dedo médio e metade radial do anular, com piora noturna e necessidade de sacudir a mão para aliviar os sintomas. Ao exame, a flexão sustentada do punho reproduz as parestesias, sem dor à palpação do antebraço proximal.
O segundo, de 41 anos, apresenta dor insidiosa na região proximal e volar do antebraço, associada a parestesias nos mesmos dedos. Os sintomas pioram durante atividades que exigem preensão e pronação repetitiva. Não há predomínio noturno. A palpação sobre o músculo pronador redondo é dolorosa, e a pronação do antebraço associada à flexão do punho contra resistência reproduz os sintomas.
Considerando a anatomia, os achados semiológicos e a utilização dos métodos complementares nas neuropatias compressivas do membro superior, assinale a afirmativa correta.
Os exames mostram proteína C-reativa discretamente elevada, fator reumatoide positivo em baixo título, fator antinuclear 1:160, padrão nuclear pontilhado, anticorpo anti peptídeo citrulinado cíclico negativo e concentrações séricas de complemento normais.
Considerando o conjunto de dados clínicos e laboratoriais, a hipótese diagnóstica mais provável e o exame complementar mais adequado para confirmá-la são:
O mecanismo predominante da dor apresentada pelo paciente é:
Considerando os mecanismos envolvidos e os princípios do tratamento da dor crônica, a estratégia terapêutica mais adequada é
Considerando a hipótese diagnóstica mais provável, a conduta mais adequada nesse momento é
Em relação à interpretação da densitometria dessa paciente, assinale a afirmativa correta.
Ao exame, apresenta baixa estatura para a idade, genu varo bilateral e alargamento dos punhos. Os exames laboratoriais mostram cálcio sérico no limite inferior da normalidade, fósforo reduzido, fosfatase alcalina elevada, paratormônio elevado e concentração reduzida de 25-hidroxivitamina D.
Considerando o conjunto de achados clínicos e laboratoriais, assinale a conduta inicial mais adequada.
Os exames mostram hemoglobina de 9,6 g/dL, leucócitos de 7.800/mm³, plaquetas de 112.000/mm³, velocidade de hemossedimentação de 48 mm na primeira hora, proteína Creativa normal e desidrogenase lática elevada.
Considerando a história clínica, o exame físico e os exames subsidiários, assinale a conduta mais adequada.
De acordo com os critérios de classificação do American College of Rheumatology/European League Against Rheumatism de 2010, assinale a opção que apresenta a pontuação e a classificação corretas.
Considerando o conjunto de achados, assinale a conduta mais adequada nesse momento.
Considerando a doença inflamatória de base, a exposição prolongada ao glicocorticoide e a condição pós-menopausa, assinale a conduta mais adequada para avaliação da saúde óssea.
Considerando a idade da paciente, a exposição ao glicocorticoide, a fratura e a deficiência de vitamina D, assinale a conduta mais adequada.
Considerando de forma integrada as manifestações gastrointestinais da esclerose sistêmica e seus possíveis efeitos sobre a saúde óssea, assinale a conduta mais adequada.
Considerando a fadiga crônica na síndrome de Sjögren, assinale a abordagem inicial mais adequada.
Considerando a relação entre doença inflamatória crônica, crescimento e aquisição de massa óssea durante a infância e a adolescência, assinale a conduta mais adequada.
Diante da persistência da suspeita clínica de espondiloartrite axial, assinale a próxima etapa mais adequada da investigação.
Considerando o conjunto das manifestações musculoesqueléticas, assinale a interpretação mais adequada.
Considerando a principal hipótese diagnóstica e o risco associado ao quadro atual, assinale a conduta mais adequada.
Os exames mostram: ácido úrico sérico 8,9 mg/dL (3,5–7,2 mg/dL), creatinina 2,2 mg/dL (0,7–1,3 mg/dL), taxa de filtração glomerular estimada de 29 mL/min/1,73 m² (≥90 mL/min/1,73 m²), leucócitos 10.800/mm³ (4.000–11.000/mm³) e proteína C reativa 2,8 mg/dL (<0,5 mg/dL).
A artrocentese produz líquido sinovial amarelo e turvo, com 31.600 leucócitos/mm³ (<200/mm³), 86% de neutrófilos (<25%), cristais intracelulares em forma de agulha com forte birrefringência negativa à luz polarizada compensada e bacterioscopia sem microrganismos. O material foi encaminhado para cultura.
Considerando os achados clínicos, a análise do líquido sinovial e as comorbidades do paciente, assinale a conduta terapêutica mais adequada para o episódio atual.