Questões de Concurso Público Prefeitura de Maringá - PR 2018 para Terapeuta Ocupacional - NASF

Foram encontradas 16 questões

Q1836503 Terapia Ocupacional
O Código de Ética Profissional é um documento cujo objetivo é expor os princípios de uma determinada profissão, orientando seus colaboradores. De acordo com o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1836507 Terapia Ocupacional
Em 2011 a Organização Mundial de Saúde publicou um documento orientando políticas públicas de combate as iniquidades em saúde. No Brasil a discriminação de populações vulneráveis por parte do serviço do SUS gera sofrimento e agravo a saúde mental. De acordo com as medidas tomadas pela Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas que buscam a equidade no acesso à saúde é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1836508 Terapia Ocupacional
Na literatura, algumas obras apresentam o uso terapêutico das ocupações desde a antiguidade, ou seja, já estava presente entre gregos e romanos. De acordo com a história da Terapia Ocupacional é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1836509 Terapia Ocupacional
A avaliação refere-se ao processo de obtenção e interpretação de informações, considerada um processo dinâmico que se inicia com o encaminhamento ao serviço até a alta (BRANDÃO, MELO, 2011). De acordo com o processo de avaliação da terapia ocupacional com crianças e adolescentes, analise as informações a seguir e assinale a alternativa CORRETA: I. A avaliação de crianças e adolescentes deve ser ecológica e culturalmente válida e ter como elemento central as prioridades delas e da família e tem por objetivo aprofundar o entendimento da participação da criança em ocupações significativas. II. Os métodos de obtenção de dados podem incluir o uso de instrumentos padronizados, observações da criança nos diferentes ambientes de sua rotina, entrevistas e questionários. III. A observação de desempenho com crianças e adolescentes é realizada de maneira estruturada, na qual o terapeuta seleciona a atividade para que o indivíduo a realize e então analisa seu desempenho, tendo informações de como esta atividade é realizada em diferentes contextos. IV. As entrevistas com a criança e o adolescente, com pais e professores e outros adultos que acompanham o dia a dia do indivíduo é um dos métodos eficazes para o terapeuta lançar mão e substituir os instrumentos padronizados. 
Alternativas
Q1836510 Terapia Ocupacional
Em se tratando da avaliação da terapia ocupacional com crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral (PC), as três grandes áreas de ocupação de interesse são as atividades da vida diária (AVDs), escola e brincar. Neste raciocínio, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA: I. O Inventário de Avaliação Pediátrica de Disfunção (Pediatric Evaluation of Disability Inventory- PEDI), é um dos instrumentos tradicionalmente utilizados na prática clínica e em investigações científicas para avaliação de AVDs, sob o ponto de vista de desempenho e assistência recebida. II. Na escola, a avaliação do terapeuta ocupacional considera a participação da criança/adolescente em atividades acadêmicas e atividades não acadêmicas. III. Um dos instrumentos padronizados comumente utilizado na avaliação da participação da criança na escola é a Avaliação da Função Escolar (School Function Assessment – SFA). IV. A avaliação de como a criança brinca fornece informações importantes relacionadas às competências cognitivas, motoras ou sociais.  
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: A
5: D