A microcefalia é o traço mais evidente da Síndrome Congênit...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1836515 Terapia Ocupacional
A microcefalia é o traço mais evidente da Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV), com sinais e sintomas que comprometem o desenvolvimento cerebral e a adequada função do sistema nervoso central dos recém nascidos. As consequências da infecção pelo vírus surpreenderam a população, pesquisadores, profissionais e as autoridades de saúde no Brasil e no mundo, desencadeando esforços conjuntos para compreender e intervir nessa grande problemática de saúde pública. Sobre essa temática e a atuação do terapeuta do ocupacional, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

1. Tema central da questão

Esta questão aborda a atuação do terapeuta ocupacional junto às crianças com microcefalia decorrente da Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV). O foco principal é compreender o papel do terapeuta ocupacional na atenção à saúde dessa população, principalmente na estimulação precoce, desenvolvimento neuropsicomotor e acolhimento familiar.

2. Resumo teórico claro e progressivo

A estimulação precoce é fundamental para crianças com alterações no desenvolvimento, como aquelas acometidas pela microcefalia. O terapeuta ocupacional atua visando promover habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e sociais. Essas intervenções são baseadas em evidências e recomendadas por órgãos como o Ministério da Saúde (vide Protocolo de Atenção à Saúde de Crianças com Síndrome Congênita), que destaca a importância de um cuidado multiprofissional, centrado na família e na criança.

3. Justificativa da alternativa correta

A alternativa C está correta porque evidencia que a atuação do terapeuta ocupacional na estimulação precoce é essencial para o desenvolvimento neuropsicomotor, a socialização e o suporte emocional tanto à criança quanto à família. O profissional trabalha para potencializar as funções da criança, respeitando seu ritmo e particularidades, e também oferece suporte e orientação à família para que ela se torne parte ativa do processo de reabilitação. Esse cuidado integral é preconizado por documentos como o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Atenção Integral às Pessoas com Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika (Ministério da Saúde, 2017).

4. Análise das alternativas incorretas

A – Incorreta porque a atuação do terapeuta ocupacional pode e deve ser iniciada ainda no ambiente hospitalar, promovendo estimulação precoce desde os primeiros dias de vida. O cuidado interdisciplinar desde a internação é essencial para prevenção de complicações e melhor prognóstico.

B – Incorreta porque o envolvimento da família é fundamental na reabilitação da criança com microcefalia. O terapeuta ocupacional deve orientar, apoiar e incluir a família em todo o processo terapêutico, pois ela é peça-chave na evolução da criança.

D – Incorreta porque padrão de reflexos, força e tônus muscular, além da motricidade, são alvos essenciais da avaliação e intervenção do terapeuta ocupacional. Essas funções são determinantes para o desenvolvimento global da criança e estão frequentemente alteradas em quadros de microcefalia.

5. Estratégias de interpretação da questão

Observe sempre palavras absolutas como “após”, “restrinja”, “não são focos”, que costumam indicar generalizações e podem sinalizar alternativas erradas. Atente para o contexto das diretrizes atuais e lembre-se que, em saúde, o cuidado é geralmente integral, interdisciplinar e centrado na família.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo