Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapura - SP 2024 para Professor de Educação Básica I
Foram encontradas 17 questões
O MEC foi representado pela coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do MEC,
A Medida Provisória (MP) 1.198/2023, foi publicada nesta terça-feira (28) em edição extra do Diário Oficial da União. Por ter força de lei, a MP já está em vigor, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em 120 dias para não perder a validade.
Terão direito ao benefício:
I- jovens de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio nas redes públicas de ensino;
II- jovens pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico);
III- jovens cujas famílias tenham renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 218;
IV- o aluno precisará ter frequência mínima, garantir a aprovação ao fim do ano letivo e fazer a matrícula no ano seguinte, quando for o caso
Está CORRETO apenas as informações contidas na alternativa:
I- No eixo Produção de Textos procura deixar que os alunos explorem suas potencialidades sem que haja imposição de estratégias ou caracterizações de textos específicos;
II- No eixo Análise Linguística/Semiótica, sistematiza-se a alfabetização, particularmente nos dois primeiros anos;
III- No eixo Leitura/Escuta, amplia-se o letramento, por meio da progressiva incorporação de estratégias de leitura em textos de nível de complexidade crescente.
Dos itens acima:
I- Consideração com a diversidade étnico-racial;
II- Respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva
III- Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
Dos itens acima:
I. É formado por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar.
II. Constitui um dos mais importantes mecanismos de democratização da gestão de uma escola.
III. Quanto mais restrita e limitada for a participação dos membros do Conselho Escolar na vida da escola, maiores serão as possibilidades de fortalecimento dos mecanismos de participação e decisão coletivos.
IV. Guarda em si a possibilidade de articular os diversos segmentos da escola e tem por objeto de estudo o processo de ensino.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
I. A avaliação formativa indica o que deveria ser feito para tornar a avaliação verdadeiramente útil em situação pedagógica.
II. A avaliação somativa consiste em classificar os alunos de acordo com os níveis de aproveitamento.
III. A ação avaliativa mediadora está presente nas provas bimestrais dos alunos, no final de cada etapa, e consiste na análise dos seus entendimentos de forma educativa.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
A BNCC reconhece que [...] a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades. (BNCC, 2017)
Considerando os aspectos da educação básica, o texto refere-se a:
Com base no texto acima em relação ao movimento de integração escolar, que pressupõe o processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência, a legislação postula
Esta descrição corresponde a qual estágio do desenvolvimento cognitivo proposto por Piaget?