Questões de Concurso Público Prefeitura de Franco da Rocha - SP 2026 para Técnico Desportivo - Atletismo
Foram encontradas 9 questões
I- A variabilidade de prática favorece a formação de esquemas de movimento, ampliando a adaptação do desempenho a situações novas.
PORQUE
II- O feedback deve ser eliminado para acelerar a aprendizagem, pois cria dependência e impede a automatização e o suporte por tecnologias.
Analisadas as sentenças, é CORRETO afirmar que:
I- A Educação Física é essencialmente biológica e, por isso, seus conteúdos independem de cultura, política e economia.
II- As práticas corporais são produzidas socialmente e carregam sentidos, valores e interesses que variam conforme o contexto histórico.
III- Na Educação Física, a dimensão social é compatível com a dimensão pedagógica e, assim, deve contribuir com a orientação do currículo.
IV- A Educação Física torna-se social apenas quando trabalha esportes, uma vez que se apresenta como neutra nos demais conteúdos.
Estão CORRETAS apenas as sentenças:
I- Competição e cooperação não são necessariamente excludentes, uma vez que o emprego do primeiro não exclui o segundo nas práticas pedagógicas.
II- A competição só tem sentido quando premia os melhores e seleciona talentos para equipes.
III- A cooperação é inadequada para aulas de Educação Física porque reduz a motivação intrínseca.
IV- Estruturas cooperativas e competitivas podem coexistir, uma vez que a aprendizagem depende da estratégia pedagógica empregada.
Analisadas as sentenças, estão CORRETAS apenas:
I- A simplificação e adaptação inicial facilita aprendizagem, desde que o professor planeje a progressão pedagógica em direção à lógica da modalidade.
II- O ato de passagem do bastão é relevante na aprendizagem, uma vez que a cooperação é tão importante quanto a velocidade individual.
III- No cenário escolar, o ensino do revezamento deve ser evitado pois exige a cooperação entre os alunos, dificultando a avaliação individual.
IV- A única forma de estimular a evolução dos alunos é realizar competição formal desde a primeira aula, com desclassificação por erros.
Analisadas as sentenças, estão CORRETAS apenas: