Questões de Concurso Público PC-PA 2007 para Técnico em Gestão Pública - Serviço Social
Foram encontradas 34 questões
Cientistas brasileiros e indianos contestaram a tese de que as florestas tropicais seriam o “pulmão do mundo”, exibindo pesquisas nas quais se mostra que um hectare de gramínea absorve mais carbono do que vários hectares das grandes latifoliáceas, e que cabe aos plânctons da superfície marinha a liberação de quase todo o oxigênio que o mundo consome. O efeito estufa nada tem a ver com a cobertura vegetal do solo. É claro que o solo deve estar coberto, mas são as queimadas e o uso de combustíveis fósseis que estão mudando o clima do mundo. Devemos nos preocupar muito mais com os oceanos do que com as florestas.
Idem, ibidem.
Quanto às idéias do texto acima, assinale a opção correta.
No Windows XP, o Windows Explorer é um
Considerando a figura acima, que mostra um documento em edição no Word 2003, assinale a opção correta.
Usando-se o Outlook Express, não é possível
Os princípios da administração pública direta, indireta ou fundacional, definidos no caput do artigo 37 da Constituição Federal, são
Acerca dos poderes inerentes à administração pública, assinale a opção correta.
Com referência ao ato administrativo, assinale a opção incorreta.
A respeito de desapropriação, assinale a opção incorreta.
No tocante à Lei de Licitações (Lei n.º 8.666/1993), assinale a opção correta.
Em 1985, com a eleição indireta de Tancredo Neves e José Sarney, chegou ao fim o regime militar instaurado vinte e um anos antes. De lá para cá, o país consolidou a democracia política e obteve estabilidade econômica, embora apresente baixos índices de crescimento e elevada desigualdade. Relativamente ao cenário político brasileiro contemporâneo, assinale a opção incorreta.
Fruto de uma longa história, que em muito antecede a colonização européia, o Brasil é um país culturalmente rico e diversificado, que acolhe povos e outras culturas. De um amplo conjunto de elementos e influências, a nação constrói sua identidade. No que concerne às manifestações culturais brasileiras, assinale a opção incorreta.
Entre os elementos que melhor caracterizam a economia internacional contemporânea, certamente se destacam os que se referem ao quadro geral determinado pela globalização. A esse respeito, é correto afirmar que o atual cenário mundial é assinalado pela
Historicamente, o Brasil caracterizou-se por ser uma sociedade essencialmente rural. Esse quadro começou a ser alterado rapidamente a partir dos anos 30 do século XX e, sobretudo, do pós-Segunda Guerra Mundial. Industrialização e urbanização conduziram a radical transformação da fisionomia brasileira. No que se refere a esse processo histórico, assinale a opção incorreta.
A preocupação com o meio ambiente é um dos traços definidores do mundo contemporâneo. Assim como ocorre no Brasil, em muitos países e regiões do planeta, Estado e sociedade se mobilizam no sentido de adequar o necessário desenvolvimento à manutenção de satisfatórias condições ambientais. Relativamente a esse tema, assinale a opção correta.
A história da assistência social no Brasil apresenta movimentos demarcados por ocorrências específicas nas décadas de 80 e 90 do século XX, produtos da luta política de trabalhadores sociais, intelectuais, cidadãos e das organizações não-governamentais atuantes na área social. Nesse sentido, a promulgação da Constituição Federal de 1988 e a aprovação, em seguida, da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) em 1993, são marcos que definem a assistência social como um direito.
Márcia Helena Carvalho Lopes. O tempo do SUAS. In: Revista Serviço Social e Sociedade, n.º 87, 2006 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta
Tomada como um pressuposto para a formação, a capacitação e o exercício da profissão de assistente social, a reflexão ética orienta esse profissional acerca das implicações e dos conflitos que ele deverá enfrentar na profissão. Acerca das características históricas do posicionamento da categoria em relação à questão ética, assinale a opção incorreta.
O conhecimento da concepção de vulnerabilidade permite definir com clareza as estratégias mais efetivas para seu enfrentamento. Considerando esse tema, assinale a opção incorreta.
Acerca das reflexões sobre a família como referência para a ação de uma política pública, assinale a opção incorreta.
Com base na Lei Maria da Penha, que estabelece mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, julgue os itens a seguir.
I Toda mulher goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.
II A violência doméstica e familiar contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial em qualquer relação afetiva, desde que o agressor coabite ou tenha coabitado com a agredida.
III É considerada violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras, a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
IV Entre as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher está a violência sexual, entendida também como impedimento de usar qualquer método contraceptivo.
A quantidade de itens certos é igual a
Em relação à perspectiva de gênero nas políticas públicas, é necessário distinguir aquelas que simplesmente têm como alvo preferencial as mulheres daquelas com perspectiva de gênero. Sob essa ótica, as políticas que têm as mulheres como alvo preferencial são aquelas que