Com base na Lei Maria da Penha, que estabelece mecanismos pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2923066 Serviço Social

Com base na Lei Maria da Penha, que estabelece mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, julgue os itens a seguir.

I Toda mulher goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.

II A violência doméstica e familiar contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial em qualquer relação afetiva, desde que o agressor coabite ou tenha coabitado com a agredida.

III É considerada violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras, a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

IV Entre as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher está a violência sexual, entendida também como impedimento de usar qualquer método contraceptivo.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - 3

Vamos analisar cada um dos itens apresentados na questão com base na Lei Maria da Penha, que é a Lei n.º 11.340/2006 e estabelece mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Tema central: Compreender os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher definidos pela Lei Maria da Penha. Este conhecimento é essencial para reconhecer e combater a violência, garantindo os direitos e a segurança das mulheres.

Item I: "Toda mulher goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social."

Este item está correto. A Lei Maria da Penha assegura às mulheres o direito de viver sem violência e promover seu desenvolvimento pleno. Esse princípio está de acordo com o art. 2º da Lei n.º 11.340/2006.

Item II: "A violência doméstica e familiar contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial em qualquer relação afetiva, desde que o agressor coabite ou tenha coabitado com a agredida."

O item contém um erro. Não é necessário que o agressor coabite ou tenha coabitado com a agredida para que a violência doméstica e familiar seja caracterizada. A relação pode existir mesmo sem a coabitação. Portanto, esse item está incorreto.

Item III: "É considerada violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras, a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria."

Esse item está correto. A violência moral é definida na Lei Maria da Penha como qualquer comportamento que possa configurar calúnia, difamação ou injúria (art. 7º, inciso V).

Item IV: "Entre as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher está a violência sexual, entendida também como impedimento de usar qualquer método contraceptivo."

Este item também está correto. A violência sexual é, de fato, caracterizada pelo impedimento do uso de métodos contraceptivos, de acordo com a Lei Maria da Penha (art. 7º, inciso II).

Justificativa da alternativa correta: Analisando os itens, os itens I, III e IV estão corretos. Portanto, a quantidade de itens certos é igual a 3, o que corresponde à alternativa C.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

II A violência doméstica e familiar contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial em qualquer relação afetiva, desde que o agressor coabite ou tenha coabitado com a agredida.

Art. 5º Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial:             

I - no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;

II - no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;

III - em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo