Questões de Concurso Público IPEA 2024 para Técnico de Planejamento e Pesquisa - Políticas Públicas e Desenvolvimento

Foram encontradas 24 questões

Q2382912 Economia
Considere o texto sobre a produtividade da economia brasileira.

Independentemente da forma como se meça, de qual indicador ou nível de agregação se utilize ou ainda, a qual país se compare, a produtividade brasileira teve um desempenho muito fraco nas últimas décadas. Desde o final dos anos 1970, a produtividade brasileira não cresce de forma substantiva e sustentada. Nos anos 2000, foi possível perceber uma tendência de crescimento da produtividade até 2008, especialmente na produtividade total dos fatores. Todavia, esse crescimento foi muito tênue se observado o cenário de longo prazo, pois não foi suficiente para reverter a forte queda dos anos 1980. Se levarmos em conta, ainda, o aumento de capital humano observado nos últimos vinte anos, percebe-se que quase todo o ganho de produtividade se deveu a esse fator.
NEGRI, F.; CAVALCANTE, L. Os dilemas e desafios da produtividade no Brasil. In: _________ (org.). Produtividade no Brasil: desempenho e determinantes. Brasília, DF: Ipea, 2014, p. 47. Adaptado.

Responsável pelo ganho de produtividade da economia brasileira contemporânea, o fator capital humano é medido diretamente por meio de 
Alternativas
Q2382936 Economia
Ao longo da primeira década do século XXI, verificou-se uma tentativa de retomada de políticas redistributivas com enfoque regional, com destaque para a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), implementada entre 2004 e 2017. Essas políticas se conectam à operação dos diversos fundos constitucionais disponíveis para a promoção da redução das desigualdades regionais, mediante a aplicação de recursos de incentivos fiscais e de financiamentos em empreendimentos econômicos localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Na análise do papel dos fundos constitucionais de desenvolvimento regional, observa-se o seguinte:
Alternativas
Q2382937 Economia
As instituições financeiras estatais se justificariam como forma de preencher falhas ou lacunas deixadas pelo setor privado no que concerne ao atendimento às demandas de crédito de determinados segmentos econômicos, áreas geográficas e mesmo com relação ao provimento de certas modalidades de serviços financeiros. Especificamente no caso dos bancos públicos de desenvolvimento, essa importância é reforçada pela capacidade de esses bancos serem instrumentos de política pública.
No caso da atuação dos bancos públicos de desenvolvimento no Brasil, observa-se que
Alternativas
Q2382943 Economia
De acordo com a formulação original da Curva de Phillips, resultante do estudo empírico do economista A. W. Phillips, políticas monetárias expansionistas são capazes de reduzir o desemprego, porém às custas de maior inflação.
Tal fato ocorre devido à(ao)
Alternativas
Q2382944 Economia
Em modelos macroeconômicos com expectativas racionais, a curva de oferta de Lucas é expressa pela equação Y = b (P – E[P]), em que Y é o Produto Interno Bruto (PIB) real; b, o parâmetro da equação; P, o nível geral de preços efetivamente observado no período; e E(P), as expectativas dos agentes econômicos, formadas no início do período, com respeito ao comportamento futuro do nível geral de preços. Considere esse modelo e admita, adicionalmente, que o Banco Central adote uma política monetária expansionista, com o objetivo de estimular o crescimento econômico e reduzir o desemprego.
Sob expectativas racionais, se não houver surpresa de preços, a referida política monetária produzirá
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: B
4: E
5: A