Questões de Concurso Público Prefeitura de Lorena - SP 2024 para Enfermeiro II
Foram encontradas 24 questões
O médico prescreveu ao paciente cloridrato de vancomicina, 500 mg, conforme imagem a seguir:

O enfermeiro reconstituiu o medicamento adicionando 10 ml de diluente, resultando em uma concentração aproximada de 49 mg/ml (volume total de 10,2 ml após a adição, segundo a bula). Então, para a administração, a solução obtida foi diluída em 100 mL de solução de Ringer Lactato e administrada em 1 hora no paciente. Considerando as informações apresentadas, a concentração do cloridrato de vancomicina na bolsa de infusão foi de:
Certo paciente necessita realizar a coleta cronometrada de urina, iniciando às 7 horas da manhã. Sobre as orientações a esse paciente, analise as afirmativas a seguir:
I. A urina deverá ser coletada em um galão plástico que contém conservante.
II. Às 7 horas da manhã o cliente deverá esvaziar completamente a bexiga, e não deve coletar essa urina. Esse será seu ponto de partida para as demais coletas.
III. Os recipientes que contenham urina deverão permanecer na temperatura ambiente.
Está correto o que se afirma em:




A posição apresentada na imagem é denominada:
Paciente R.O., 32 anos, foi admitido com sinais comuns de alcalose metabólica. Diante da gravidade do quadro e da ineficácia de outras abordagens terapêuticas, o médico prescreveu cloreto de amônio juntamente com a reposição de potássio. No contexto das intervenções de enfermagem durante essa terapêutica, analise as afirmativas a seguir:
I. A administração intravenosa de sais de potássio requer diluição cuidadosa para evitar complicações, como irritação venosa ou arritmias cardíacas.
II. A utilização de cloreto de amônio é restrita aos pacientes com problemas gastrointestinais.
III. A infusão rápida de cloreto de amônio via intravenosa pode desencadear hemólise dos eritrócitos.
Está correto o que se afirma em:
A gota, patologia atendida pelo sistema de saúde público, é uma condição que se manifesta por meio de depósitos de urato monossódico nas articulações. No contexto das ações de enfermagem para pacientes com gota, analise as afirmativas a seguir:
I. Compressas de gelo devem ser evitadas em articulações inflamadas, pois podem intensificar o edema.
II. Em determinadas situações, o médico pode indicar NaHCO₃ para alcalinizar a urina do paciente.
III. Como os analgésicos são estritamente contraindicados, altas doses de ansiolíticos e relaxantes musculares são sugeridas para mitigar a dor.
Está correto o que se afirma em:
Um paciente de 75 anos é internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a sinais vitais instáveis. O enfermeiro de plantão identifica as irregularidades e imediatamente solicita a avaliação do médico residente. No entanto, o médico, sem dedicar uma análise aprofundada ao caso, prescreve altas doses de um determinado medicamento. Apesar das preocupações manifestadas pelo enfermeiro em relação à medicação e à dosagem proposta, com a sugestão de realizar exames diagnósticos adicionais, o médico opta por ignorar tais inquietações, mantendo sua decisão. Acerca do exposto, avalie os procedimentos descritos a seguir e marque V verdadeiro e F para falso.
( ) O enfermeiro poderá alterar a medicação do paciente para a que considerar mais adequada e segura, sem a necessidade de notificar o médico residente.
( ) O enfermeiro deverá informar a situação ao diretor clínico, bem como aos demais enfermeiros que venham a atender o paciente.
( ) Embora possa gerar desconforto entre o enfermeiro e o médico residente, ou entre os médicos do corpo clínico, é imperativo que o enfermeiro solicite a avaliação de outro profissional médico no plantão, caso a segurança do paciente esteja em risco.
A sequência está correta em:
No pós-operatório, o paciente Joelson apresentou um quadro de embolia pulmonar. Sobre as intervenções de enfermagem acerca do quadro de Joelson, analise as afirmativas a seguir:
I. Deve-se administrar oxigenação ao paciente Joelson, mantendo-o na posição mais típica para a situação, que é a Kraske.
II. Deve ser monitorada com frequência a captografia, capaz de identificar a viscosidade do sangue.
III. O enfermeiro deve estar preparado para iniciar o tratamento anticoagulante ou trombolítico.
Está correto o que se afirma em: