O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
40%

2022 pode ser o ano que vai mudar a sua vida. Vem com a gente com até 40% OFF! 🤑

Questões de Concurso Público Prefeitura de Bandeirante - SC 2021 para Professor de Educação Infantil , Edital 02

Foram encontradas 20 questões

Q1845401 Pedagogia
Para Ausubel, que é um psicólogo da aprendizagem, o mais importante num processo de ensino é que o conteúdo a ser aprendido pelo aluno, precisa fazer sentido e, isto acontece quando a informação nova "ancora-se", apoia-se, nos conceitos importantes já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. A ____________________acontece quando novas ideias ou informações relacionam se com conceitos relevantes e disponíveis na estrutura cognitiva e, consequentemente, assimilado por ela. Assinale a palavra que completa corretamente a lacuna do excerto:
Alternativas
Q1845402 Pedagogia
Piaget determinou o desenvolvimento intelectual nos seguintes estágios: sensório-motor (0 a 2 anos), pré-operacional (2 a 6 anos); operações concretas (7 a 11 anos) e operações formais (12 anos em diante), atribuídos às idades, que podem variar de indivíduo para indivíduo. Acerca de Piaget, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1845403 Pedagogia
Com a esperança de uma escola melhor, pode-se apontar alguns encaminhamentos possíveis para a construção de um Projeto Político Pedagógico coletivo ou, pelo menos, para a discussão de temas voltado ao processo educativo: - Analisar o Projeto Político Pedagógico implica em considerar a gestão democrática para a sua construção. - O pedagogo como articulador das questões pedagógicas necessita do coletivo para encaminhar o trabalho na escola. - O Colegiado Escolar pode representar um caminho para a discussão da gestão democrática, como uma forma de participação coletiva. - Há necessidade da revisão dos "papéis" de cada um e o compromisso com metas comuns. - É necessário, ainda, compreender a "lógica" das políticas educacionais e suas perspectivas para a escola pública. Quantos encaminhamentos estão CORRETOS: 
Alternativas
Q1845404 Pedagogia
Alguns estudos como os realizados por Fernandes (2006), Leite (2009), Mendes (2005), Santos e Varela (2007), classificam a avaliação em alguns tipos. De acordo com Gonçalves (2010) existe avaliação que tem como princípio contemplar a diversidade dos estudantes. Ela admite que os recursos da aprendizagem tenham extensão, diversificação e pluralização. Permite que o professor tenha mobilidade em suas aulas, pois pode alterar suas práticas pedagógicas em relação à avaliação e ao ensino, de acordo com as necessidades dos alunos. Os referidos autores nomeiam essa avaliação como:
Alternativas
Q1845405 Pedagogia
Em 1759, Sebastião José de Carvalho, primeiro-ministro de Portugal, após entrar em conflito com os jesuítas, os expulsou de todas as colônias portuguesas, suprimindo todas as suas escolas. A razão para esse conflito apontada por Piletti (1991) é o fato de os jesuítas se oporem ao controle do governo português. Com a supressão das escolas jesuíticas, "a educação brasileira (...) vivenciou uma grande ruptura histórica num processo já implantado e consolidado como modelo educacional". Esse período ficou conhecido como: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: B