Questões de Concurso Sobre modelo assistencial e financiamento do sus em saúde pública

Foram encontradas 277 questões

Q3296976 Saúde Pública
A atenção domiciliar é divida em modalidades, sobre elas é correto afirmar que:

I. A modalidade AD1 da atenção básica é destinada a pacientes que possuam problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde.
II. A modalidades AD2 do programa Melhor em Casa (SAD) destina-se a usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado.
III. A modalidade AD3 do programa Melhor em Casa destina-se aos usuários que façam uso de equipamentos específicos. São pacientes de menor complexidade que facilmente terão alta dos cuidados domiciliares.


Estão corretas apenas:
Alternativas
Q3286545 Saúde Pública
O financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é tripartite, ou seja, é responsabilidade das três esferas de governo. Os Estados devem investir, no mínimo, qual porcentagem da arrecadação de impostos?
Alternativas
Q3280197 Saúde Pública
São princípios gerais do financiamento para o Sistema Único de Saúde: Responsabilidade das três esferas de gestão – União, Estados e Municípios, o financiamento de custeio com recursos federais constituído, organizados e transferidos em blocos de recursos, as bases de cálculo que formam cada Bloco e os montantes financeiros destinados para os Estados, Municípios e Distrito Federal devem compor memórias de cálculo, para fins de histórico e monitoramento.
Os blocos de financiamento para o custeio são, EXCETO:
Alternativas
Q3277875 Saúde Pública
Considerando as desigualdades sociais em diferentes territórios, assinalar a alternativa que representa a melhor estratégia de atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em áreas com alta vulnerabilidade social.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: SELECON Órgão: HEMOMINAS Provas: SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Qualquer Área de Formação | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Arquiteto | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Assistente Social | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Bibliotecário | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Biomédico/Biólogo/Farmacêutico/Bioquímico - 40 Horas | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - MEDHH - Nível III - Grau A - Médico Patologista | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Pedagogo | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Analista de Captação | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - MEDHH - Nível III - Grau A - Médico Cirurgião Plástico | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - MEDHH - Nível III - Grau A - Médico do Trabalho | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - MEDHH - Nível III - Grau A - Médico Hematologista | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Enfermeiro | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Engenheiro Civil | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Engenheiro de Produção | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Farmacêutico | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Fisioterapeuta | SELECON - 2025 - HEMOMINAS - Analista de Hematologia e Hemoterapia - MEDHH - Nível III - Grau A - Médico com Qualquer Especialidade |
Q3260890 Saúde Pública
Em relação às diretrizes do Pacto pela Saúde, aos critérios para regionalização e à dinâmica de financiamento do SUS, a alternativa que está mais alinhada com os objetivos de equidade e efetividade do sistema de saúde brasileiro, conforme os princípios e diretrizes do SUS, está presente em:
Alternativas
Q3249365 Saúde Pública
Leia o trecho da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD) a seguir.

Entre as ações estratégicas deste eixo, constam (1) a qualificação das práticas de cuidado prestadas por familiares, cuidadores e/ou acompanhantes de pessoas com deficiência e (2) a formação da força de trabalho para o SUS com base nas necessidades das pessoas com deficiência, com abordagem interseccional e anticapacitista.
Adaptado de Portaria GM/MS nº 1.526/2023.

O eixo de atuação em que se inserem as ações citadas, segundo a PNAISPD, é o da 
Alternativas
Q3249364 Saúde Pública
A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNSILGBT) foi formulada em 2011, sendo formada por diretrizes cuja instrumentalização requer planos, estratégias e metas sanitárias.
Para garantir o acesso da população LGBT à Atenção Integral à Saúde, a PNSILGBT
Alternativas
Q3249363 Saúde Pública
A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra visa promover a saúde da população negra de forma integral. Para tanto, adota as estratégias indicadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3243112 Saúde Pública
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O Sistema Único de Saúde foi criado a partir da Constituição Federal de 1988 e da regulamentação das chamadas Leis Orgânicas da Saúde, de forma que o acesso a serviços de saúde passou a ser direito de todos e dever do estado, um marco na história da saúde pública brasileira.


https://bvsms.saude.gov.br/lei-n-8080-30-anos-de-criacao-do-sistema-u nico-de-saude-sus/
 O financiamento do SUS é:
Alternativas
Q3180305 Saúde Pública
Com fundamentação na lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 que dispõe sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências, pode-se dizer que os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como, EXCETO:
Alternativas
Q3176154 Saúde Pública
A Constituição Federal de 1988 inclui a saúde como um dos pilares da Seguridade Social, ao lado da Previdência Social e da Assistência Social. Sobre a organização e financiamento da saúde no Brasil, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3149163 Saúde Pública
Com relação aos Conselhos de Saúde, no âmbito de atuação (Nacional, Estadual ou Municipal), analise a afirmativa abaixo:

I.A __________é o foro de negociação e pactuação entre gestores federal, estadual e municipal, quanto aos aspectos operacionais do SUS.
II.O _________é a entidade representativa dos entes estaduais e do Distrito Federal na CIT para tratar de matérias referentes à saúde.
III.O________é a Entidade representativa dos entes municipais na CIT para tratar de matérias referentes à saúde.

Assinale alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes.
Alternativas
Q3149161 Saúde Pública
Com relação a gestão do Sistema Único de Saúde, no âmbito da União, registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:

(__)A gestão federal da saúde é realizada por meio do Ministério da Saúde (MS). O governo federal é o principal financiador da rede pública de saúde.
(__)A união tem a função de planejar, elaborar normas, avaliar e utilizar instrumentos para o controle do SUS.
(__)O MS formula políticas nacionais de saúde, mas não realiza as ações. Para a realização dos projetos, depende de seus parceiros (estados, municípios, ONGs, fundações, empresas, etc.).
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/sus/gestao-dos -entes-do-sus

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Alternativas
Q3399428 Saúde Pública
A respeito dos Modelos Técnicos Assistenciais em Saúde no SUS, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3335540 Saúde Pública
A Hemotransfusão é considerada uma terapia de alta complexidade. De modo geral, compete ao enfermeiro cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas. Observe as afirmativas a seguir, em relação aos cuidados de enfermagem durante o período pré-procedimento, intra-procedimento e pós procedimento.

I. No período pré-procedimento, confirmar obrigatoriamente a identificação do receptor, do rótulo da bolsa, dos dados da etiqueta de liberação, validade do produto, realização de inspeção visual da bolsa (cor e integridade) e temperatura, através de dupla checagem para segurança do receptor.
II. A transfusão deve ser monitorada durante todo o seu transcurso e o tempo máximo de infusão não deve ultrapassar 6 (seis) horas.
III. A transfusão deve ser acompanhada pelo profissional que a instalou durante os 10 (dez) primeiros minutos à beira do leito.
IV. Em caso de febre baixa durante a hemotransfusão, manter a infusão lenta, administrar antitérmico e comunicar ao médico.
V. Nos casos de intercorrência com interrupção da infusão, descartar a bolsa de sangue e relatar o ocorrido.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Alternativas
Q3317210 Saúde Pública
No processo de elaboração do plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas e agravos não transmissíveis no Brasil, 2021-2023, definiu-se um grupo de indicadores e metas para os fatores de risco para as DCNT. Sobre esses indicadores e metas, marque a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3273013 Saúde Pública
Os riscos à saúde pública podem ser minimizados ou eliminados com o uso apropriado de serviços de saneamento. Qual é uma das responsabilidades da Funasa dentro do Sistema Único de Saúde (SUS)?
Alternativas
Q3272712 Saúde Pública
A responsabilidade do Ministério da Saúde sobre a política de alta complexidade/custo se traduz na definição de normas nacionais, no controle do cadastro nacional de prestadores de serviços, na vistoria de serviços quando lhe couber, de acordo com as normas de cadastramento estabelecidas pelo próprio Ministério da Saúde, na definição de incorporação dos procedimentos a serem ofertados à população pelo SUS, na definição do elenco de procedimentos de alta complexidade, no estabelecimento de estratégias que possibilitem o acesso mais equânime diminuindo as diferenças regionais na alocação dos serviços, na definição de mecanismos de garantia de acesso para as referências interestaduais, na busca de mecanismos voltados à melhoria da qualidade dos serviços prestados, no financiamento das ações. Considerando a Política de Atenção de Alta Complexidade do SUS, descrita na Portaria 95/20021 - Norma Operacional da Assistência à Saúde – NOAS-SUS 01/2001, avalie as assertivas, assinalando a correta:
Alternativas
Q3252441 Saúde Pública
Analise as afirmativas sobre o financiamento das ações de saúde em pediatria no SUS e marque a alternativa correta, considerando o papel do enfermeiro intensivista pediátrico na gestão e planejamento de recursos, os princípios do SUS e as especificidades da atenção intensiva pediátrica no Brasil.
Alternativas
Q3250438 Saúde Pública
A Constituição Federal de 1988 determinou, em seu artigo 198, que a sociedade participasse da gestão do sistema de saúde. Dois anos depois, duas leis trouxeram conteúdos importantes sobre essa participação, ao abordarem aspectos relacionados ao Conselho Nacional de Saúde. Foram elas a Lei nº 8.080, de 1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde, e a Lei nº 8.142 do mesmo ano.
As atribuições exclusivas do Conselho Nacional de Saúde incluem as seguintes, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: A
6: E
7: A
8: A
9: C
10: B
11: A
12: C
13: B
14: C
15: A
16: D
17: B
18: D
19: C
20: A