O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A MAIOR Black Friday está chegando. Inscreva-se e saia na frente 🧡

Questões de Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos para Concurso

Foram encontradas 13.890 questões

Q1831414 Pedagogia
De acordo com MACHADO e MAIA, sobre a supervisão escolar, analisar a sentença abaixo:
Enquanto ao Supervisor cabe articular as ações no nível intraescolar, convergindo para intenções comuns da escola, ao diretor cabe a articulação mais ampla da unidade com os propósitos políticos da educação (1ª parte). Na medida em que a supervisão se coloca a serviço de um projeto da escola, assume um compromisso conjunto com a Unidade Escolar, contribuindo para que ele seja fruto de reflexão e ação coletiva (2ª parte). Para cumprir o caráter pedagógico de sua função, o Supervisor necessita de um vasto conhecimento da Administração Escolar, no sentido de dominar critérios de organização da instituição escolar, para garantir seu bom funcionamento pedagógico (3ª parte).
A sentença está:
Alternativas
Q1831410 Pedagogia
De acordo com RANGEL, sobre os conteúdos do trabalho profissional da supervisão, à luz dos princípios, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Política. (2) Planejamento. (3) Gestão. (4) Avaliação.
( ) Coordenação da interpretação/implementação e da “coleta” de subsídios para o desenvolvimento de novas políticas mais comprometidas com as realidades educacionais. ( ) Coordenação, construção e elaboração coletiva do projeto acadêmico/educacional, implementação coletiva, coordenação da “vigilância” sobre seu desenvolvimento e necessárias reconstruções. ( ) Coordenação, propriamente dita, de todo o desenvolvimento das políticas, do planejamento e da avaliação - projeto acadêmico/educacional, construído e desenvolvido coletivamente. ( ) Análise e julgamento das práticas educacionais em desenvolvimento, com base em uma construção coletiva de padrões que se alicercem em três princípios/posturas intimamente relacionados: a avaliação democrática, a crítica institucional e a criação coletiva e a investigação participante e contínua. 
Alternativas
Q1831408 Pedagogia
Em conformidade com GIANCATERINO, sobre o papel do supervisor na relação com os professores, analisar a sentença abaixo:
Ainda é possível verificar, no ambiente escolar, um espaço onde a cooperação entre professor e supervisor não se dá na forma como deveria. O professor vive na sua individualidade, fazendo de sua prática uma ação isolada. Positivamente, este pode obter um feedback, por meio das avaliações que realiza; no entanto, pode ser pouco confiável, pois, afinal, a avaliação escolar pode representar um mecanismo que mede apenas uma porção limitada do desempenho da criança (1ª parte). É importante não fortalecer a ação do educador, para que este possa agir com pouca flexibilidade, buscando sempre o auxílio do supervisor escolar, fazendo com que, assim, trabalhem juntos (2ª parte). É preciso fazer com que os educadores confiem mais na sua capacidade e aprendam a viver em grupo, valorizando as ideias como um todo e não partindo do individualismo (3ª parte).
A sentença está:
Alternativas
Q1831407 Pedagogia
De acordo com CARDOSO, sobre o papel do professor e sua formação frente aos alunos com necessidades especiais, analisar os itens abaixo:
I. A conexão entre a formação inicial e a permanente dos professores é imprescindível. II. Alguns professores desestruturam-se ao receber um aluno diferente em sua aula, que não realiza as tarefas de forma igualitária aos colegas. III. O despreparo dos profissionais para receber os alunos, assinalados historicamente pelas diferenças na escola dita para todos, é um dos empecilhos para a efetivação da Educação Inclusiva.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q1831406 Pedagogia
De acordo com SUKIENNIK, sobre o aluno-problema, analisar os itens abaixo:
I. Tem dificuldades em interagir adaptativamente, não usufruindo da ação do grupo para o seu desenvolvimento pessoal e social. II. O desempenho na sala de aula é perturbador, exigindo, assim, que o professor tenha maturidade especial para manter a dinâmica do grupo em funcionamento. III. Uma dificuldade importante é a incapacidade de confiar no outro e aceitar a dependência em relação a ele.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: E
5: E