O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
40%

2022 pode ser o ano que vai mudar a sua vida. Vem com a gente com até 40% OFF! 🤑

Questões de Pedagogia - Principais Autores para Concurso

Foram encontradas 3.143 questões

Q1859740 Pedagogia
O termo “conteúdo” normalmente sempre foi utilizado para expressar os conhecimentos das matérias ou disciplinas clássicas. Segundo Zabala (1998), os conteúdos de aprendizagem não devem se reduzir às contribuições das disciplinas ou matérias tradicionais. Ou seja, durante o processo de ensino o professor deve considerar 
Alternativas
Q1859738 Pedagogia
Para que ocorra aprendizagem, alguns elementos são importantes e auxiliam nesse processo, tais como: a linguagem, o movimento, a arte, a brincadeira e etc. No livro Didática, José Carlos Libânio considera alguns elementos como fundamentais para que ocorra aprendizagem na escola. Marque a alternativa INCORRETA em relação às concepções do autor sobre aprendizagem.
Alternativas
Q1859737 Pedagogia
Paulo Freire contribuiu muito para a educação brasileira, ele defendeu a ideia de que, na alfabetização, se deve investigar e trabalhar as “palavras-geradoras”; e, na pós-alfabetização, deve-se pesquisar e desenvolver o processo educacional com os “temas geradores”. Com base nos seus conhecimentos sobre Paulo Freire e a sua influência na educação brasileira, marque a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q1859502 Pedagogia
Conforme a Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, alguns saberes são indispensáveis à prática docente. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso. ( ) Ensinar exige liberdade e autoridade, no sentido de que uma pedagogia da autonomia tem de estar centrada em experiências estimuladoras da decisão e da responsabilidade em experiência respeitosas da liberdade. ( ) A afetividade se acha excluída da cognoscibilidade. A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança ou, lamentavelmente, da permanência do hoje ( ) Paulo Freire defende a função de educador autoritário e conservador, que não permite a participação dos educandos, suas curiosidades, insubmissões, e as suas vivências adquiridas no decorrer da vida e do seu meio social. ( ) O professor exerce uma grande importância para que haja um movimento de mudança social.
A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q1859501 Pedagogia
A obra de Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, traz uma reflexão sobre a prática educativa na formação de docentes, numa abordagem educativo-progressista, fazendo uma análise de saberes fundamentais, enumerados através de exigências de um ensino em favor da autonomia do educando. Sobre os saberes indispensáveis à prática docente, segundo a Pedagogia da Autonomia, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: C
5: E