Questões de Concurso
Sobre função social da escola e compromisso social do educador em pedagogia
Foram encontradas 928 questões
Sobre a interação professor-aluno e o papel de cada um no contexto educacional, analise as assertivas abaixo:
I. A interação professor-aluno deve ser mediada pelo diálogo, considerando as experiências e vivências dos estudantes como parte do processo de aprendizagem.
II. O papel do professor é oferecer respostas prontas, evitando questionamentos que possam desviar o foco do conteúdo programado.
III. O aluno, como protagonista de sua aprendizagem, deve participar ativamente do planejamento das atividades pedagógicas.
IV. A relação professor-aluno fundamenta-se na hierarquia, sendo o professor o único responsável pelo sucesso do processo educativo.
V. A construção de um ambiente colaborativo é essencial para promover a aprendizagem significativa, valorizando o papel de ambos na sala de aula.
Quais estão corretas?
Com base nas características da escola liberal tecnicista, analise as assertivas abaixo:
I. Visa a transformação social, utilizando a educação como meio para questionar e alterar a ordem social vigente.
II. A principal preocupação é formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, sem foco em mudanças sociais.
III. Rejeita a tecnologia comportamental, buscando métodos tradicionais de ensino que não se articulam com o sistema produtivo.
Quais estão corretas?
I. A educação é um processo social que se molda em uma concepção particular do mundo que vai determinar, por sua vez, os fins a serem atingidos pela própria educação.
II. O aglomerado urbano, onde a divisão de classes parece ser mais visível, evidencia a tendência de que a classe dominante tente impor sua maneira de compreender e organizar o mundo e definir o papel exercido pela escola.
III. A escola constitui uma instituição neutra, cuja finalidade é a transmissão do conhecimento produzido universalmente e capaz de moldar o indivíduo para atuar no sistema social.
É correto o que se afirma em
( ) Visto que a aprendizagem não é apenas um processo individual, mas também um processo social que ocorre por meio do compartilhamento de experiências e da comunicação constante com outras pessoas, a interação com pais, professores e colegas apresenta caráter secundário na construção do conhecimento na educação infantil.
( ) As crianças internalizam o conhecimento por meio de instrumentos culturais, tais como a linguagem, os símbolos e as ferramentas sociais, sendo a linguagem, em particular, o principal meio de mediação, pois é por meio dela que as crianças organizam seu pensamento, resolvem problemas e interagem com o mundo ao seu redor.
( ) O equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação é fundamental para o desenvolvimento de estruturas cognitivas mais complexas, permitindo que a criança construa ativamente seu conhecimento, ajustando suas percepções e conceitos à medida que interage com o ambiente, ação determinante para o desenvolvimento cognitivo segundo a Teoria Vygotskiana.
( ) O professor ou adulto desempenha papel fundamental no desenvolvimento infantil, não só como transmissor de conhecimento, mas também como facilitador da aprendizagem, razão por que deve orientar a criança por meio de diálogos e atividades que estimulem desafios cognitivos compatíveis com sua zona de desenvolvimento proximal.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:
Em uma sala de Educação Infantil caracterizada por ampla diversidade cultural, a docente propõe um projeto em que cada criança, com o apoio de suas famílias, apresente diferentes brincadeiras, cantigas e costumes típicos de seus contextos de origem. Considerando esse contexto e a pluralidade e diversidade cultural, podemos afirmar que essa prática pedagógica deve:
I. reconhecer a importância de múltiplas vozes e tradições, ampliando o repertório coletivo e estimulando o diálogo crítico sobre as culturas envolvidas.
II. explorar a cultura local em regime de observação passiva, convidando as crianças a analisarem criticamente as tradições das famílias sem envolvê-las diretamente.
III. impor a uniformização de valores e expressões, incorporando preferencialmente aspectos culturais majoritários no planejamento escolar.
IV. ampliar os espaços de partilha de saberes, incentivando trocas colaborativas e valorizando a vivência de cada família como conhecimento legítimo para o grupo.
Está CORRETO o que se afirma em:
Nesse sentido, o trabalho pode se consolidar:
1ª coluna:
1. Tradicionalista.
2. Reprodutora.
3. Emancipatória.
4. Tecnocrática.
2ª coluna:
( ) Escola como espaço de luta social, promovendo metodologias participativas e ensino contextualizado para enfrentar desigualdades estruturais.
( ) Escola que favorece grupos dominantes por meio de currículos e práticas pedagógicas que refletem os interesses das elites, sem proporcionar equidade educacional.
( ) Escola como ambiente neutro, com currículo estruturado em disciplinas isoladas, foco no ensino conteudista e pouco espaço para reflexão crítica.
( ) Escola orientada por uma lógica de eficiência e produtividade, com forte ênfase em avaliações padronizadas e na formação de competências voltadas para empregabilidade.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:
Contemporaneamente, exercer a docência em um contexto crítico, reflexivo e histórico requer reflexões sobre suas funções para além da simples transmissão de conhecimentos. O que elucida, pensar a atuação docente intermediada por variedades de planejamentos imprescindíveis às propostas educativas. Nessa lógica, o planejamento como um ato pedagógico através do qual configura a maneira filosófica, política, científica e operacional revela uma forte ferramenta que poderá conferir legitimidade às mudanças propostas.
Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/399/196. Acesso em: 6 mar 2025. (adaptado)
Tendo como referência o planejamento à priori de toda prática docente, avalie as afirmações a seguir.
I. No contexto específico do ensinar, exige do professor a responsabilidade de coordenar o desenvolvimento de seu trabalho compreendendo com clareza cada uma de suas fases: planejar, executar, avaliar.
II. Como prática docente, o planejamento é um ato político que provoca atitudes pedagógicas, técnicas, políticas e humanas.
III. No eixo do aperfeiçoamento docente, planejar é condição básica que requer, apropriação teórica dos conteúdos, reflexão da própria experiência, análise do quadro da realidade dos sujeitos envolvidos no processo e das influências políticos pedagógicas da instituição escolar.
IV. No escopo da função social da escola, a intencionalidade no ato de planejar requer por parte do professor uma postura de neutralidade sobre o contexto filosófico, político e cultural.
V. No âmbito escolar, planejar as atividades pedagógicas de forma coletiva e participativa implica interação, integração e colaboração, ao tempo que exige respeito e habilidade para lidar com o outro em suas múltiplas dimensões.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
( ) A compreensão mútua entre os seres humanos é vital para que as relações humanas saiam de seu estado bárbaro de incompreensão.
( ) A competitividade contribui para a tomada de consciência da sociedade do século XXI, incluindo os estudantes na lógica do sistema.
( ) Compreender que afetividade pode asfixiar o conhecimento e, para tanto, a educação deve evitar a ilusão do vínculo, priorizando a racionalidade.
Leia o trecho a seguir.
A principal função da escola é a manutenção da coesão social e a integração dos indivíduos à sociedade. Ela deve transmitir valores, normas e conhecimentos que permitam aos alunos assumirem papéis no interior do sistema social.
O trecho acima descreve a função da instituição escolar segundo a perspectiva
Acerca do papel da escola nas sociedades modernas e democráticas, leia o trecho a seguir.
A escola tem igualmente a função de coordenar, na vida mental de cada indivíduo, as diversas influências dos vários meios sociais em que ele vive. Um código prevalece na família; outro, nas ruas; um terceiro, nas oficinas ou nas lojas; um quarto, nos meios religiosos. Quando uma pessoa passa de um desses ambientes para outro, fica sujeita a impulsos contraditórios e acha-se em risco de desdobrar-se em personalidades com diversos padrões de julgar e sentir, conforme as várias ocasiões. Este risco impõe à escola uma função fortalecedora e integradora.
DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
Segundo o trecho acima, assinale a afirmativa correta.
A função social da escola é a de propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. As atividades da escola básica devem organizar-se a partir dessa questão.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011, p.14.
Segundo o trecho, assinale a opção que apresenta a principal função social da escola.